Com um investimento de cerca de R$ 350 mil, a Mosaic solucionou problemas e ampliou a produtividade nas operações em Minas Gerais, garantindo a produção de 450 mil toneladas de fertilizantes. Em Tapira, o projeto de “Aproveitamento do minério de oportunidade” foi capaz de ampliar em 13% a massa total de minério recuperado no ano de 2024, prolongando a vida útil da mina e gerando ganhos operacionais e econômicos, a partir da utilização do minério considerado estéril, no processo produtivo. Para realizar o procedimento, foram feitos estudos que identificaram a presença de minerais sem interferência ao processo produtivo, permitindo a sua utilização. Cálculos adicionais serão realizados potencializando o aumento de volume de minério a ser acrescentado a reserva atual.
Em Araxá, a iniciativa “Rotas operacionais alternativas” garantiu a eficiência e continuidade operacional, sem necessidade de novos equipamentos ou aumento de custos. A solução criada pela companhia assegurou a disponibilidade de 450 mil toneladas de fertilizantes no mercado em 2024 e, atualmente, segue contribuindo com a flexibilidade operacional sustentando o fornecimento de fertilizantes no mercado nacional.
“Na Mosaic, temos um compromisso muito claro com cumprimento de orçamentos e metas. Esse é um dos principais direcionadores das ações, tanto operacionais quanto estratégicas, pois os orçamentos da companhia não apenas impactam diretamente o resultado financeiro – em termos de custos de produção e vendas, como também representam um compromisso com o mercado e com nossos clientes. Quando os volumes de produção são definidos, assumimos uma responsabilidade que orienta todo o nosso planejamento e execução ao longo do ano”, explica Lílian Cantuário, gerente de P&D Mineral na Mosaic.
Na planta de Araxá, análises técnicas realizadas em alguns equipamentos de cominuição indicaram a possibilidade de redução nas horas operadas que poderiam impactar significativamente o volume de produção. Diante desse cenário, as equipes operacionais e técnicas se mobilizaram na busca de alternativas capazes de mitigar essas reduções.
A solução encontrada foi a interligação de equipamentos já existentes na planta, alguns inclusive que estavam fora de operação devido a projetos de otimizações anteriores. Com um investimento mínimo e uso inteligente dos recursos disponíveis, foi possível conectar diferentes linhas e manter, e até superar, a eficiência e o volume de produção, sem comprometer os custos.
Essa estratégia ainda trouxe como benefício o aumento considerável da nossa flexibilidade operacional e reduziu o número de paradas. Além disto, trouxe redução de risco visto a possibilidade de paradas programadas e com prazo menos restrito, ou seja, resolveu-se um problema pontual e, ao mesmo tempo, melhorou-se a disponibilidade dos nossos ativos de forma estrutural, segura, sustentável e inovadora.
Na cidade de Tapira, a Mosaic tem uma mina em operação consolidada, com mais de 40 anos de produção. Por isso, a empresa tem um conhecimento técnico muito robusto sobre os diferentes tipos de materiais ali presentes, incluindo os critérios bem definidos que nos permitem distinguir minério de estéril.
“Recentemente, iniciamos a lavra em uma nova região da mina. Durante esse processo, identificamos características mineralógicas distintas daquelas observadas anteriormente. Isso nos levou a aprofundar os estudos sobre a composição química desses minerais e seu comportamento no processo de beneficiamento”, diz Lilian. Com base nesse conhecimento, e sempre com foco em garantir o cumprimento das metas de produção e redução de custos, a empresa percebeu a oportunidade de aproveitamento do material que pelos parâmetros e conhecimentos consolidados anteriormente, seria classificado como estéril.
Com empenho do time de geologia e planejamento de mina gerando nova descrição dos furos de sondagem e com a condução de testes laboratoriais de pesquisa e processo, observou-se que o material, apresentava potencial de bom desempenho, inclusive superior ao de alguns minérios tradicionalmente beneficiados, o que nos permitiu reaproveitar um recurso que seria descartado, aumentando a sustentabilidade da mina e agregando valor ao negócio. Com a utilização desse material aproveitado foi possível obter um benefício econômico superior a US$ 15 milhões já em 2024. Nesse momento. a Mosaic está revisando o plano de lavra de longo prazo para quantificar o volume total deste minério, que pode acrescentar considerável vida útil na mina contribuindo com o plano 10 anos.
Nos últimos cinco anos, a Mosaic tem investido fortemente em pesquisa e inovação. Novas tecnologias têm sido implementadas nos processos produtivos, incluindo softwares de controle inteligente e equipamentos de tecnologia avançada. Há também um esforço contínuo para desenvolver soluções que tragam mais rentabilidade no campo e benefícios reais para as culturas agrícolas que utilizam nossos produtos.
O trabalho realizado em Tapira faz parte de um esforço mais amplo e contínuo de pesquisa aplicada, voltada à identificação de oportunidades, tanto nas rotas existentes quanto em novas alternativas de processamento. Buscamos o máximo aproveitamento do material lavrado, garantindo maior recuperação e melhor uso dos recursos naturais utilizados.
“Quando identificamos uma solução em uma operação específica, avaliamos sua abrangência para nossas demais operações. Temos uma equipe robusta de pesquisa & desenvolvimento com ampla visão e atuação multi-site, dedicada a estudar a viabilidade de expandir essas tecnologias para as demais operações industriais da Mosaic”, segundo Lilian.
Além disso, a mineradora tem direcionado esforços para o desenvolvimento de produtos biológicos visando, principalmente, impulsionar a produtividade no campo, também de forma sustentável. A abordagem contempla a combinação da nutrição vegetal ao manejo biológico do solo para obter lavouras mais saudáveis, eficientes e adaptadas às adversidades climáticas, que contribuem para a saúde das culturas e aumentam ainda mais o valor agregado de sua atuação no agronegócio.
Fonte: IN THE MINE.