A Mosaic divulgou os 12 projetos selecionados na 7ª edição do Edital da Água. Cada um deles receberá até R$ 45 mil para desenvolver ações que promovem o uso consciente da água e incentivam soluções que nascem das próprias comunidades.
Tapira foi contemplada com o aporte para o projeto "Reflorestamento do Córrego do Engenho", a ser implementado pela Associação Corrente do Bem.
No ano de 2021 a associação tapirense já havia sido contemplada pelo Edital da Água com o projeto "Revitalização da Nascente Luiz José Barcelos", na mesma região. Na oportunidade a nascente Luiz José Barcelos passou por várias ações de melhoria, como limpeza e isolamento do local onde a água aflora, preparação do solo, plantio de mudas de árvores nativas e acompanhamento das mesmas para que cresçam e regenerem a vegetação local.
As iniciativas escolhidas são lideradas por organizações da sociedade civil e instituições de ensino que atuam diretamente nos territórios. Elas envolvem desde a recuperação de nascentes e áreas de mananciais, até a instalação de sistemas de saneamento básico, aumento da vazão de cursos d’água e o uso de tecnologias sociais para o tratamento e distribuição da água.
A formalização das doações será feita ao longo de agosto, e os projetos começam a ser colocados em prática logo em seguida. Cada proposta será acompanhada por dez meses, garantindo que as ações tenham continuidade e impacto real.
Desde 2019, o Edital da Água já apoiou 78 projetos, beneficiando diretamente mais de 21 mil pessoas em 32 cidades de 11 estados brasileiros. Entre os resultados estão o plantio de mais de 68 mil árvores, a instalação de 371 sistemas de captação e tratamento de água e a recuperação de diversas nascentes. A gestão técnica do programa é feita pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social).