A Prefeitura Municipal de Tapira através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, estará incrementando o Programa RURALTAP com uma modalidade que visa o melhoramento genético do rebanho leiteiro do município. O produtor de leite cadastrado no programa contará com parceria para adquirir bezerras ou embriões Girolando.
Os cadastros dos interessados em participar desta modalidade já estão sendo feitos na Secretaria de Agricultura, onde o produtor rural deverá efetivar o pedido e tirar suas dúvidas de como funciona.
O projeto funcionará da seguinte forma: o produtor, mediante apresentação de Nota Fiscal e de comprovação de conformidade com os critérios do RURALTAP, contará com um reembolso de R$ 2,5 mil para aquisição das bezerras ou embriões.
"O programa irá oferecer, através de uma parceria com uma empresa do ramo, animais de alto padrão produtivo, todos registrados pela Girolando. Além disso, haverá um monitoramento veterinário para cada produtor, visando, caso necessário, adequações na forma de manejo destes animais" - explicou Gustavo Siqueira Barcelos, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Segundo a Secretaria de Agricultura, o compromisso com o produtor rural por parte da Nascente Embriões, que será a empresa que executará o projeto, irá desde a entrega do animal na fazenda até a primeira ordenha, monitorando o desenvolvimento da bezerra e orientando em modificações no manejo que possam minimizar os riscos e maximizar o desenvolvimento.
Outra empresa que estará atuante no projeto será a EMATER, viabilizando recursos para que os produtores não percam a oportunidade.
O Secretário Gustavo Barcelos reiterou a importância da modalidade e a nova visão do RURALTAP, que, além do custeio, agora oferece oportunidade clara de melhoramento genético.
"O mais importante desta modalidade nova do RURALTAP é que, com ela, passamos a fomentar o melhoramento genético do rebanho bovino do município. Esta ação irá, a médio e longo prazo, aumentar a produção da nossa bacia leiteira e, concomitantemente, incrementar a renda do produtor rural, fazendo ele subir de patamar financeiro" - destacou Gustavo Barcelos.
As inscrições para o programa podem ser feitas na Secretaria de Agricultura, localizada na Rua Gustavo Augusto de Carvalho (prédio do SIRUT). Mais informações através dos telefones: (34) 3633-1124 / (34) 98823-7378.