Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 15/11/2025
Café tapirense é premiado em concurso regional
Untitled Document

Na quinta-feira (13) foi realizado no Clube Social Jesus Gonçalves, na cidade de Pratinha, o 3° Concurso Regional de Qualidade dos Cafés.

Participaram do evento cafeicultores dos municípios de Araxá, Campos Altos, Ibiá, Perdizes, Pratinha, Sacramento e Tapira.

O concurso premiou o melhor café de cada um dos municípios, conforme abaixo:

Araxá: Marcos Makoto Yamashita (Fazenda Paraíso)

Campos Altos: Maria Clara Sant Anna de Carvalho (Fazenda Canta Galo)

Ibiá: Felipe Tadeu Flauzino da Silva e Bruna Fernandes Oliveira (Fazenda Primavera)

Perdizes: Santo Aleixo Empreendimentos (Fazenda Santa Lucia)

Pratinha: Gustavo Andrade (Fazenda Chapadão)

Sacramento: Tayry Olímpia Tavares (Fazenda Sta. Tereza)

Tapira: Kleber Domingos de Melo (Fazenda Mata da Canastra)

O grande campeão regional foi Felipe Tadeu Flauzino da Silva e Bruna Fernandes Oliveira, da Fazenda Primavera, no município de Ibiá.

O café eleito no 3° Concurso Regional de Qualidade dos Cafés como o melhor do Município de Tapira na safra 2024/25, é produzido na Fazenda Mata da Canastra pelo empreendedor Kleber Domingos de Melo, conhecido como Klebinho do Lila.

A área plantada é de 7 hectares, dividida em um primeiro talhão de 5 hectares e um segundo de 2 hectares - plantado em 2 vezes. As variedades cultivadas são o Catucaí Amarelo 24/137 - um tipo de café arábica conhecido por sua alta produtividade, porte baixo e maturação precoce a média - e o 785/15 2SL - uma combinação de características de cultivares de café, especificamente a variedade Catucaí 785/15 e a variedade Catucaí Amarelo 2SL.

Kleber Melo concorreu com uma amostra do Catucaí Amarelo 24/137, cultivado a uma invejável altitude de 1.330 metros.

Em 2025 o tapirense colheu a sua segunda safra na área e a produção está armazenada no Armazém Acauã, em Araxá, sendo alvo de clientes internacionais.

"Este lote de onde tirei a amostra que foi premiada estou negociando com um comprador da Espanha. Ele está à procura de cafés especiais e eu consegui produzir um café que atingiu qualidade tipo exportação. A vantagem é que ser denominado como café especial e com padrão de exportação aumenta o valor agregado e já não é mais a cotação de mercado que rege o preço, mas um leilão, que melhora muito o valor final" - contou Kleber Melo.

Kleber confidenciou de onde surgiu a paixão pelo café, explicou que pretende aumentar a área plantada e deu uma palavra de incentivo aos produtores tapirenses que possuem interesse em ingressar na cafeicultura.

"Estou muito feliz com o resultado e isso me incentiva a crescer. Penso em aumentar a área plantada para chegar a até 20 hectares, pois vejo a cultura do café como uma ótima oportunidade de renda. Tive maior contato com a cafeicultura no município de Santa Rosa da Serra - MG, cidade onde há uma grande quantidade de famílias produtoras, sendo tradição toda fazenda ter uma lavoura de café. Implementei a ideia em Tapira, que possui altitude e clima extraordinários para a cultura e vejo que é uma grande alternativa de renda, não só para mim, mas para os demais produtores rurais do nosso município, seja como atividade principal, como no meu caso, ou como secundária, para os pecuaristas locais" - Kleber Melo.

"O concurso evidenciou que o evento vai muito além de premiar o melhor café, ele valoriza o produtor rural, a cultura, a história e a gastronomia que envolvem toda a cadeia produtiva. Uma verdadeira celebração do trabalho e da tradição cafeeira da nossa região" - destacou o gerente regional da Emater de Uberaba, Diego César Veloso Rezende.

Polinarte Ronan Mendes, extensionista da Emater-MG no município de Tapira, ressaltou a importância do concurso e parabenizou Kleber Melo pela conquista.

"O evento ocorrido em Pratinha foi um grande sucesso. Ele corou o ano do setor cafeeiro regional. É importante lembrar que esse ano as exportações do agro mineiro superaram as exportações de minério e o café é um dos grandes responsáveis por isso. O concurso de café além de premiar os melhores colocados, como disse Bernadino (Coordenador Estadual da Emater), ele encontra e nos mostra onde estão os cafés especiais, trazendo visibilidade. Gostaria de parabenizar o Kleber por representar o município de Tapira e ressaltar o carinho de todos os técnicos que por aqui passaram" - Polinarte Ronan Mendes.

Murilo da Emater, Klebinho do Lila e seu filho Augusto, Claudinho do SIRUT, e Ronan da Emater

Lilian da Emater, Klebinho do Lila e seu filho Augusto

Untitled Document
Mais notícias sobre Agropecuária
Untitled Document