O polícia-inglesa-do-sul é uma ave passeriforme pertencente à família Icteridae. Também conhecida no sul de Santa Catarina, onde há varias plantações (pro-vargens) de furacão-do-arroz.
Seu nome científico significa: do (latim) sturnus: estorninho; superciliaris: referente ao supercílio. Estorninho que tem/apresenta supercílios.
O dimorfismo sexual é evidente: nos machos a gola e o peito são de um belo vermelho escuro, uma estria branca parte do olho e estende até o pescoço, no restante da plumagem predomina o negro. Nas fêmeas domina o marrom em várias tonalidades e o vermelho do peito é leve. O tamanho varia entre 17 e 18 centímetros.
Sua alimentação é constituída de larvas, insetos e várias sementes. Nidifica no chão, principalmente nos campos em moitas de capim, pondo de 4 a 5 ovos. Têm hábito de levantar-se em voo na vertical sobre o ninho, cantando, como fazem as cotovias (nome genérico de aves do Velho Mundo). Tem em média 2 ninhadas por estação.
Prefere zonas úmidas e palustres, facilmente encontrado em plantações de arroz. É figurinha carimbada em quase todo o Brasil extra-amazônico.
A imagem acima foi capturada pelo fotógrafo Ademir Ferreira na Cachoeira dos Bandeirantes, um dos atrativos turísticos do município de Tapira.