Segundo o pesquisador Luiz Fernando Oliveira, da EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Tapira possui potencial para se tornar um município onde o cultivo da oliveira, planta que produz azeite e azeitona, seja bastante viável.
Segundo ele, o município de Tapira é um dos que oferece melhores condições climáticas adequadas ao cultivo de oliveira dentre os que integram a microrregião do Planalto de Araxá e o clima tapirense é o seu grande aliado.
Para que seja confirmada como apta para a cultura da azeitona, a região deve apresentar no mínimo 200 horas acumuladas durante o ano com temperatura abaixo de 12 graus, pois o frio é um indutor floral desta cultura.
Toda esta abordagem é tema do Dia de Campo "Cultivo de café e oliveira na Microrregião do Planalto de Araxá", no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com realização no dia 18 de junho.
O Campo Experimental de Araxá foi criado há cerca de quatro anos em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla) e a Prefeitura Municipal. Outros municípios associados à Ampla, inseridos nas pesquisas são Campos Altos, Ibiá, Medeiros, Pedrinópolis, Perdizes, Córrego Danta, Pratinha e Tapira.