Desde o último mês o www.tapirateen.com.br está divulgando um pouco mais sobre o processo industrial da Vale Fertilizantes no município de Tapira. Essa divulgação é fruto de uma parceria entre o site e a empresa com a finalidade de melhor apresentar o tema mineração aos tapirenses.
Na última sexta-feira foi abordado o processo da flotação e, hoje, falaremos um pouco sobre o concentrado. Acompanhem:
O acumulado final (concentrado convencional), produto não magnético do circuito da separação magnética de alta intensidade, segue para a remoagem e, em seguida, para a etapa de espessamento, na qual sua polpa é adensada a 61% de sólidos, porcentagem adequada para o transporte via mineroduto.
As partículas ultrafinas geradas nas etapas de deslamagens granulado e friável, anteriormente descartadas, são recuperadas em um circuito de microdeslamagem, condicionamento e flotação, produzindo o concentrado fosfático ultrafino. O concentrado produzido é espessado e filtrado para adequação de umidade de expedição.
Os concentrados produzidos na unidade são enviados ao Complexo Industrial de Uberaba, em Minas Gerais, para a fabricação de fertilizantes, sendo o Concentrado Fosfático Convencional transportado sob a forma de polpa via mineroduto, com extensão de aproximadamente 123 quilômetros, e o Concentrado Fosfático Ultrafino é expedido via transporte rodoviário.
A unidade conta com mais de 1.500 profissionais entre contratados diretos e terceirizados. O Complexo possui as certificações ISO 9001 (2008) e ISO 14001 (2004), o que confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no local.
Na próxima semana o tema serão as barragens.