Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 19/10/2012
A Mineração em Tapira: Apresentação
Untitled Document

A partir de hoje, o www.tapirateen.com.br começará a divulgar um pouco mais sobre o processo industrial da Vale Fertilizantes no município de Tapira. Essa divulgação é fruto de uma parceria entre o site e a empresa com a finalidade de melhor apresentar o tema mineração aos tapirenses.

A mineração é a maior fonte de empregos do município de Tapira e a Vale Fertilizantes é a empresa que realiza todo este processo. Apresentando o processo industrial, espera-se que, primeiramente, o tapirense entenda melhor como se dá a extração do minério e, ainda, se motive a ingressar na área da mineração, buscando qualificação e se preparando para pleitear cargos na empresa.

Serão várias matérias, sempre divulgadas nas sextas-feiras, cada uma delas apresentando uma parte do processo industrial. Esperamos que a leitura seja proveitosa e que estimule o tapirense.

Apresentação do Complexo de Mineração de Tapira

O Complexo de Mineração da Vale Fertilizantes em Tapira, localizado em Minas Gerais, possui a maior mineração de rocha fosfática do Brasil. Com mais de 72 milhões de metros quadrados, a unidade está em operação desde 1978 e engloba atividades de lavra a céu aberto, beneficiamento do minério, mineroduto e instalações de suporte.

Para produzir concentrado fosfático convencional e ultrafino, com teor global de 35,5% e P2O5, é necessário alimentar a usina de beneficiamento com minério de teor médio de 8% de P2O5, e processá-lo para que alcance a concentração adequada.

A produção orçada anual do Complexo é de 1.956.735 toneladas de concentrado fosfático convencional e 158.694 toneladas de concentrado fosfático ultrafino.

O processo produtivo é iniciado com a extração do minério, totalmente mecanizada e desenvolvida a céu aberto, com bancadas de 10 metros de altura. De acordo com o perfil geológico da jazida, o fosfato está localizado sob duas camadas superpostas: a primeira de estéril (Zona do Estéril), com espessura entre 30 e 40 metros; e a segunda, formada pela Zona Mineralizada de Titânio, medindo entre 25 e 30 metros. O desmonte de rocha é realizado mecanicamente e com a utilização de explosivos.

Untitled Document
Mais notícias sobre Mineração
Untitled Document