Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 21/08/2025
Tapira contrata profissional para desenvolver o turismo local
Untitled Document

Desde o início do ano a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Tapira conta com um reforço de peso para trabalhar em prol do turismo local.

Trata-se de Alessandra Guedes de Souza, formada em Turismo a 25 anos pela Pontifícia Universidade Católica- Campus Poços de Caldas. A turismóloga também é pós-graduada Especialização em Consultoria Turística, pela Universidade do Constestado - SC, e em Políticas Públicas de Turismo e Desenvolvimento Regional, pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Apaixonada pela profissão, nesse longo período ainda prestou serviço por muitos anos junto ao poder público como comissionada e como consultora, além de atuar em hotéis como gerente e ter criado e gerenciado agências de turismo receptivo. Trabalhou também como condutora local de turismo em Poços de Caldas e foi instrutora de cursos do SENAC-MG.

O convite para trabalhar em Tapira veio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Tapira, Fernanda Rosa de Rezende, com o intuito de que Alessandra Guedes, ajude a "tirar do papel" o Plano Municipal de Turismo, entregue ao município ainda em 2020. A secretária explicou o motivo da escolha por Alessandra baseada na capacidade técnica e no conhecimento da realidade de Tapira.

"Tomei a decisão de contratar a Alessandra Guedes de Souza, turismóloga, para atuar em Tapira porque reconheço a sua ampla experiência e dedicação no setor do turismo. Alessandra já demonstrava profundo conhecimento sobre o nosso município, pois foi ela quem elaborou o Plano Municipal de Turismo de Tapira, um documento fundamental para nortear nossas ações e potencializar nossas riquezas naturais e culturais. Além disso, sua competência e compromisso com o desenvolvimento regional são tão notórios que, recentemente, ela foi selecionada para atuar como gestora do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra, do qual Tapira faz parte. Isso confirma que contamos com uma profissional altamente qualificada, capaz de somar ainda mais à nossa cidade. Minhas expectativas com o trabalho da Alessandra são as melhores: espero que, com sua visão técnica e sua experiência, possamos fortalecer ainda mais a identidade turística de Tapira, valorizar nosso patrimônio cultural e natural, atrair visitantes e gerar novas oportunidades de desenvolvimento para nossa população. Tenho certeza de que, com ela, o turismo em Tapira dará passos firmes rumo a um futuro ainda mais promissor." - destacou Fernanda Rosa de Rezende.

Uma consultoria em turismo surge para uma cidade quando esta tem interesse de desenvolver o turismo de forma sustentável, uma consultoria turística é um serviço especializado que ajuda destinos, empresas ou organizações do setor de turismo a planejarem, desenvolverem e melhorarem suas estratégias e operações. Os consultores turísticos oferecem orientações sobre como atrair mais visitantes, melhorar a experiência dos turistas, promover atrações locais, desenvolver produtos turísticos, além de ajudar na gestão de recursos e na implementação de ações sustentáveis. É como ter um especialista que conhece profundamente o mercado de turismo e que pode ajudar a criar planos eficientes para impulsionar o setor na sua região ou negócio.

Alessandra falou um pouco da experiência na elaboração do Plano Municipal de Turismo de Tapira e contou sobre as visitas, degustações e paisagens naturais que a fizeram se encantar pelo município e enxergar o vasto potencial adormecido que possui.

"Em 2020 o SEBRAE me contratou como consultora para contribuir na elaboração do Plano Municipal de Turismo de Tapira, um documento elaborado para norteia as ações do turismo local. Todo mundo quando visita Tapira se encanta. Para elaboração do documento eu fiz várias visitas, conheci o comércio, as hospedagens, a cultura de Tapira e é fato que as possibilidades de desenvolver o turismo na cidade é bem evidente. A contemplação da Serra do Boqueirão é a mais bela que já presenciei, assim como as cachoeiras, a gastronomia como o queijo, rapadura, o biscoito frito e a carne na lata. Os encantos de Tapira são inúmeros, o acolhimento do povo da cidade e o clima são um diferencial a parte" - contou.

A turismóloga ainda abordou o convite realizado por Tapira, a intenção de envidar esforços para transformar o que é potencial em produto e destacou algumas ações que já estão em curso, frutos do seu trabalho.

"No início do ano a Fernanda me fez o convite para dar consultoria no município e, claro, este é um trabalho a médio e longo prazo, com o envolvimento da população. A cidade já mudou muito nestes cinco anos que se passaram desde a elaboração do plano. Agora é trabalhar firme e transformar o que é potencial em produto, mostrar para o Mundo as riquezas e belezas de Tapira. Com o plano pode-se trabalhar o turismo rural, o turismo de observação de pássaros, o turismo gastronômico, o turismo de aventura, o turismo cultural, enfim, são inúmeras as possibilidades. Alguns trabalhos em andamento já proporcionam uma visibilidade de Tapira como a participação na Rota da Farinha Podre, a participação ativa na Expoqueijo Brasil 2025 em Araxá. Além disso já está sendo desenvolvido um site do turismo de Tapira e existem vários trabalhos de divulgação junto a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Turismo está analisando os projetos prioritários para que sejam desenvolvidos a curto e médio prazo" - relatou Alessandra Guedes.

Por fim Alessandra Guedes destacou a importância da participação da comunidade local nos projetos, como forma de que o turismo cresça integrado ao cotidiano.

"O turismo é um fenômeno social, significa que ele vai sendo moldado de acordo com a comunidade local. É uma cafeteria nova que surge, as hospedagens rurais, uma produção de rapadura e doces que oferece a experiência aos visitantes, as queijarias com queijos premiados e deliciosos. Tudo o que é bom acaba sendo divulgado e, assim, vai surgindo interesse de empresários e turistas que vão chegando e levando memórias inesquecíveis de Tapira. Assim a cidade vai se tornando conhecida e gerando emprego e renda na cidade. Tapira o diamante escondido de Minas Gerais" - finalizou.

Untitled Document
Mais notícias sobre Turismo
Untitled Document