Um jovem investidor tapirense viralizou nas redes sociais com uma postagem voltada para o mundo dos investimentos, tema que gerava muito medo no passado, mas que cada vez mais se torna precoce e corriqueiro nos dias atuais.
A referida postagem convidava para uma live no instagram, que seria realizada às 18h do domingo, dia 12/01/2025. O tema "As oportunidades com a baixa da Bolsa de Valores" seria apresentado pelo tapirense Davi Gabriel, de apenas 13 anos e, pelo mato-grossense Arthur, de 12 anos.
Os adolescentes conseguiram enorme sucesso na chamada, angariando mais de 1 milhão de visualizações, 6.310 curtidas, 1.028 comentários e nada mais nada menos que 67,8 mil compartilhamentos.
Davi Gabriel, que é filho de Wellington Rodrigo Serafim e de Lídia Cristine Ribeiro, estuda no 8º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Paolla Carolina de Melo, na cidade de Tapira.
Se você acha que o jovem Davi é precoce no mundo dos investimentos por ter apenas 13 anos é porque você ainda não tinha a informação de que ele ingressou nele ainda com 9 anos de idade.
"Eu tinha 9 anos e quis ganhar meu próprio dinheiro. Busquei várias formas de ganhar dinheiro e achei os investimentos" - contou Davi.
De acordo com ele a ideia veio através de um jogo de celular, o RichMan, que, segundo sua descrição no Google Play, "vai além de um simples jogo passivo de simulação de negócios, onde os jogadores fazem investimentos e observam seus lucros crescerem. É um simulador de negócios interativo online ou offline que permite aos jogadores tomar decisões estratégicas e correr riscos calculados para construir seu império dos negócios".
"Conheci o assunto através de um jogo, o Rich Man. Nesse jogo você tinha que fazer o personagem enriquecer. Então vi os investimentos no jogo e fui pesquisar mais sobre" - explicou.
Davi confidenciou à nossa reportagem quais seus primeiros investimentos e a experiência negativa que o levou a buscar mais conhecimento na área.
"Meu primeiro passo foi um fundo de investimento e minha primeira ação foi a Klabin. Com a ação tive um bom retorno, mas com o fundo não. Cometi um erro: quis investir sem conhecimento, mas graças a Deus não desisti e busquei mais conhecimento" - confidenciou.
O jovem tapirense buscou aprimorar seus conhecimentos com vídeos no YouTube e um minicurso do Luiz Barsi, um dos maiores investidores individuais na bolsa de valores do Brasil.
Vander Carvalho de Souza, seu professor no Projeto de Educação Financeira e Empreendedora intitulado "O Segredo do Sucesso Financeiro" na Escola Paolla Carolina de Melo, destacou sua ativa participação nas aulas e o desejou sucesso.
"O aluno Davi sempre foi destaque no nosso projeto de Educação Financeira, principalmente pelo seu perfil empreendedor e pela sua busca constante em aprender cada vez mais sobre o assunto finanças. Fico muito feliz por ele já fazer parte de um seleto grupo de investidores jovens do mercado financeiro e torço para que ele continue sempre trilhando para o caminho do sucesso" - destacou Vander Carvalho de Souza.
"Hoje concentro meus investimentos em ações e FIIs - Fundos de investimento imobiliário -, onde busco um retorno com dividendos, e uma boa rentabilidade. Além disso tenho valores na criptomoeda Bitcoin" - detalhou.
Para quem quer dar seus primeiros passos no mundo dos investimentos Davi deixou a sua mensagem:
"Sempre indico que as pessoas ingressem no mundo dos investimentos, pois é uma ótima maneira de salvar seu dinheiro da inflação e aumentar seu patrimônio. No entanto, é essencial que se busque conhecimento antes de investir. Não precisa ter muito dinheiro, precisa ter conhecimento!" - finalizou.