Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 20/04/2020
Tapira já notificou 26 casos suspeitos de Covid-19
Untitled Document

De acordo com o Boletim Epidemiológico Covid-19 divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais no domingo (19) o numero de casos suspeitos em Tapira é de 22.

Porém, devido a instabilidade do sistema de notificação E-SUS VE, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o real numero de casos suspeitos em Tapira é de 26.

A Secretária de Saúde Alessandra Lima explica que "a notificação é realizada de acordo com a Atualização Técnica ao Protocolo de Infecção Humana pelo SARS-COV-2 n° 03/2020 de 03.04.2020".

Segundo essa norma, considera-se caso suspeito:

1- Síndrome Gripal (SG): indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.

Em crianças (com idade menor de 2 anos): considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.

Em Idosos: a febre pode estar ausente. Deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como: sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

2- Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): indivíduo com síndrome gripal que apresente: dispneia/desconforto respiratório ou Pressão persistente no tórax ou saturação de O2<95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto (cianose).

Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

"A doença causada pelo Coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional assim, todo caso é de Notificação Compulsória Imediata, ou seja, deve ser comunicada por profissional de saúde em até 24 horas a partir da ocorrência de casos suspeitos e isso tem sido realizado pontualmente por nossa equipe" - salienta a secretária.

Alessandra Lima ainda ressalta que "dos 26 casos suspeitos, 1 já foi descartado por exame, 8 descartados por analise clinica e os outros 17 aguardam em isolamento domiciliar e estão sendo monitorados por nossa equipe" - finalizou.

Untitled Document
Mais notícias sobre Saúde
Untitled Document