Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 31/01/2019
Tapira tem 4 barragens que passarão por fiscalização imediata
Untitled Document

Tapira possui quatro barragens que deverão passar por uma fiscalização imediata pelo fato de estarem enquadradas como de Dano Potencial Alto (DPA) - ao todo, Triângulo Mineiro é Alto Paranaíba possuem 27 barragens na lista divulgada pela ANA - Agência Nacional de Águas.

As barragens BD-5, BL-1, BR e BRI estão na listagem de barragens a serem fiscalizadas, embora seja importante mencionar, todas elas estão classificadas como de baixo risco.

Conforme a agência, o Dano Potencial Associado refere-se ao dano causado em situação de acidente ou rompimento. Ele é classificado quanto a dano alto, médio e baixo, de acordo com as infraestruturas e populações localizadas abaixo da barragem. É um critério para determinar se uma barragem está submetida à Lei nº 12.334/2010.

A fiscalização foi recomendadapor duas resoluções do Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre do governo federal, após o rompimento da barragem de rejeitos de minério da Vale, em Brumadinho, que causou dezenas de mortes, deixou centenas de desaparecidos, além de provocar graves danos ambientais.

As barragens também foram avaliadas pela categoria de risco e, apesar de todas apresentarem o DPA alto, neste quesito elas apresentam risco baixo. Tal categoria é referente a aspectos da própria barragem que possam influenciar na possibilidade de ocorrência de acidente. Também é classificado quanto a risco alto, médio e baixo.

A Mosaic Fertilizantes informou que com a determinação da fiscalização imediata, a Mosaic Fertilizantes colaborará com as autoridades para demonstrar que todos os procedimentos estão dentro da legislação. Todos os resíduos presentes nas barragens da empresa são classificados como não perigosos e inertes.

E informou que a empresa reforça que todas as suas barragens possuem certificados de estabilidade atestado por empresa externa e que possui em suas unidades com barragens o Sistema de Gestão de Barragens (SIGBAR), que tem como objetivo garantir a operação segura, de acordo com a legislação e respeitando as premissas e diretrizes de cada projeto. A empresa possui ainda um sistema de gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e funcionários especializados em geotecnia, que fazem inspeções internas quinzenais nas barragens, e empresas de consultoria de renome para realizar as auditorias semestrais, cumprindo as exigências legais conforme est abelecido pelas autoridades fiscalizadoras.

Com informações do G1.

Untitled Document
Mais notícias sobre Mineração
Untitled Document