A Secretaria Municipal de Planejamento, Indústria, Comércio e Turismo com o apoio da Administração Municipal, Comércio e a Sociedade Civil vem implementando várias ações para o desenvolvimento destes setores em Tapira.
O primeiro passo foi reativar o Conselho de Turismo - criado em 2007 através da Lei 866/2007 - que foi readequado para a Estrutura Administrativa da Prefeitura aprovada no final de 2017 e demais realidades encontradas neste ano através da Lei 1277/2018.
A posse dos conselheiros deu-se no dia 27 de junho em ato presidido pela Prefeita Municipal Liliane Venâncio em seu gabinete, iniciando assim um novo horizonte para os caminhos tomados pelo turismo em Tapira.
Em 28 de junho Tapira foi oficialmente inscrita no "Circuito Turístico Nascente das Gerais", que conta com a participação de municípios com as mesmas características potenciais turísticas, tais como natureza, águas, forte identidade cultural e o principal atrativo turístico de Minas Gerais, a Serra da Canastra.
A adesão junto ao Circuito Turístico Nascente das Gerais além de fortalecer nossas relações com os municípios participantes é ainda critério para pleitear verbas e projetos frente ao Estado e a União, que possuem um padrão próximo para análise de propostas e aprovação desses projetos.
"Estamos envidando esforços para promover o desenvolvimento turístico de Tapira, pois sabemos que ele resultará em novas fontes de renda, emprego, valorização dos costumes e da comunidade local. Estamos focados em novas criar novas oportunidades para o tapirense" - explicou a Prefeita Liliane Venâncio.
As reuniões do COMTUR são realizadas todas as segundas terças-feiras de cada mês, a partir das 8h no Gabinete da Prefeitura.