Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 28/03/2014
Dia de campo mostra integração de culturas
Untitled Document

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (27) um dia de campo sobre ILPF - Integração Lavoura, Pastagem e Floresta. O evento aconteceu na Fazenda Nova Bom Jardim, no município de Tapira, contando com a participação de mais de 100 pessoas, dentre eles estudantes do curso de Agronomia do UNIARAXÁ e uma grande quantidade de produtores rurais tapirenses.

Inicialmente, durante o cadastramento, cada participante recebeu o seu crachá com a marcação de uma cor diferente, separando assim em quatro equipes todos os presentes. Cada equipe acompanharia uma palestra diferente, sendo que terminada ao final mudaria de estande, participando assim de uma nova palestra, até completar o ciclo com as quatro.

Os temas de cada estande foram Manejo e Pastagem - apresentado pelo zootecnista e pesquisador Leonardo Fernandes, da EPAMIG de Uberaba; Minas Leite (Engenheiro Agrônomo Wilson Marajó Fernandes - Coordenador Regional da EMATER de Uberaba); Manejo da Agricultura no ILPF (Engenheiro Agrônomo e Pesquisador Carlos Juliano Brant Albuquerque - EPAMIG Uberlândia) e; Crédito Rural (Engenheiro Agrônomo Marco Aurélio Borba Moreira).

"O Objetivo desta unidade demonstrativa é incentivar o produtor rural a fazer um melhor uso do solo, produzindo eucalipto, pastagem, milho para a silagem, leite e carne, tudo na mesma área; e isso tudo, melhorando o conforto do animal, que pastando na sombra produzirá mais leite e aumentará a renda da família" - explica o extensionista da EMATER-MG em Tapira, Sr. Marcio Rodrigues de Souza, responsável pelo acompanhamento do empreendimento.

A unidade experimental onde aconteceu o dia de campo é de propriedade do produtor rural Diogo Morais Ribeiro, tem dois anos de execução, e contou com parceria da EMATER-MG, SEAPA, da Líder Reflorestamento e da Prefeitura Municipal de Tapira, através da Secretaria de Agricultura.

"A importância de um projeto como este é demonstrar aqui mesmo no município que é possível produzir intensivamente em uma mesma área e ao mesmo tempo três culturas diferentes. Com o novo Código Florestal vai ser cada vez mais difícil abrir novas áreas de produção, por isso um melhor aproveitamento das que já existem passa a ser essencial para se obter uma prática agropecuária otimizada" - destaca o Sr. José Alberto de Ávila Pires, Coordenador Técnico Estadual de Bovinocultura da EMATER).

Já o produtor rural que implementou o projeto em sua propriedade, o Sr. Diogo Morais Ribeiro, relatou os benefícios que vem percebendo: "Foi importante o projeto porque eu consigo integrar três culturas diferentes, o gado pasta com mais conforto, produz mais leite e melhora a minha renda".

Untitled Document
Mais notícias sobre Agropecuária
Untitled Document