if ($row_record_news['data']<'2011/09/19') {?> } ?>
A partir da próxima sexta-feira (30/1), a formação de um ciclone no litoral da região Sudeste vai impactar o tempo em cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Além de grande volume de chuva, também é prevista ligeira queda nas temperaturas. O aviso foi divulgado na tarde desta terça-feira (27/1) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Estão previstos grandes volumes de chuva, conforme o instituto. O acumulado em 24 horas pode superar 100 milímetros nas áreas da Serra da Mantiqueira, localizada entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em Minas Gerais, municípios da região Sul e do Triângulo Mineiro serão os mais impactados pelo fenômeno. Nessas cidades, também há possibilidade de queda de granizo. Cidades das regiões Central, Grande BH, Noroeste e Alto Paranaíba podem ter chuva, mas em menor escala.
Conforme o Inmet, a previsão indica "atuação persistente do ciclone até o início da próxima semana, o que pode ajudar a formar um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)".
A ZCAS é caracterizada pelo aumento de nebulosidade, com períodos prolongados de chuva. O fenômeno já provocou dias de chuva intensa em Minas Gerais, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 2026.
O que é um ciclone?
Um ciclone é uma área de baixa pressão atmosférica onde, no Hemisfério Sul, os ventos giram em sentido horário e levam umidade para o centro do sistema, explica o Inmet. Como o ar nessa região é quente e úmido, ele sobe, o que favorece a formação de nuvens carregadas e pode provocar chuvas intensas.
Fonte: O Tempo