Na última semana três corredores tapirenses participaram da La Misión Brasil, corrida de trekking de montanha realizada na cidade de Passa Quatro - MG, que é o principal acesso à Serra Fina, localizada na tríplice divisa dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo da Serra da Mantiqueira.
Os atletas Adalto José da Silva, Gabriela Venâncio Penha da Silva e Vanderson José da Silva, enfrentaram os desafios da Serra Fina, imponente cadeia de montanhas, conhecida por abrigar uma das travessias mais desafiadoras do Brasil e que possui um dos maiores desníveis topográficos do território nacional, com altitudes acima de 2.000 metros.
Gabriela Venâncio Penha da Silva, da Gregório Assessoria Esportiva, obteve grande destaque esportivo, cruzando a linha de chegada no 2º lugar geral na prova dos 7km, com o tempo de 0:51:48. Gabriela subiu ao pódio e engrandeceu o nome da cidade de Tapira em uma das provas mais difíceis do país.
"Moro em Tapira há 8 anos e eu comecei a correr porque o Willian Cruvinel, da ATTAC, fez uma corrida e eu me decidi a participar. Desde então passei a treinar com o professor Gregório, que passa as planilhas e me acompanha. A partir dessa prova eu e meu marido Vanderson passamos a participar de todas as corridas da região que conseguíamos ir. No que tange à La Mision, é uma prova muito famosa, muito desejada para quem gosta de desafios. Ficamos sabendo dela através do Adalto e deu certo de irmos porque coincidiu com a folga do meu marido no trabalho. Eu fui muito sem expectativa pela quantidade participantes e pela qualidade dos corredores. O mais legal da corrida é que você está no mesmo patamar de todos, é um esporte que você não depende de um equipamento caro para competir de igual prá igual com os outros. A campeã da minha prova foi uma triatleta e eu cheguei apenas 19 segundos atrás dela. Já a quarta colocada foi uma adolescente de 13 anos, o que mostra o quanto a corrida é um esporte democrático, que iguala todo mundo. O que me marcou muito nessa prova foi o quanto meu marido ficou feliz pelo meu resultado, fortalecendo ainda mais nossos laços de parceria. Ele acreditou muito mais em mim do que eu mesma" - contou Gabriela Silva.
Seu esposo, Vanderson José da Silva, também correndo pela Gregório Assessoria Esportiva, terminou a prova dos 15km com o tempo de 1:54:03, alcançando o 57º lugar geral e o 17º na categoria 40 a 49 anos.
"La Mision é uma corrida muito aguardada por nós, pois acontece em um lugar de grande altimetria e de grande dificuldade. Foi uma experiência muito legal, uma corrida muito organizada, com a cidade de Passa Quatro totalmente voltada para essa prova. Tenho só que agradecer e Deus pela oportunidade de participar desse evento. Consegui concluir a prova e saí muito feliz por ter dado o meu melhor. Uma corrida de 15km com 1.000m de elevação é bastante desafiador, não se encontra em qualquer lugar" - disse Vanderson Silva.
Quem também participou da La Mision foi o conhecidíssimo corredor tapirense Adalto José da Silva, que completou a dificílima prova dos 35km em 175º lugar, obtendo o 36º posto na categoria 40 a 49 anos, com o tempo de 7:40:05.
"Todo mundo sabe do meu amor pelo esporte de aventura, de como me dedico às trilhas e como tenho um enorme carinho pela Serra do Boqueirão, que me deu base a ir duas vezes à La Misión. Lá eu encarei uma distância de 35 km com 2.700m de elevação e competi contra quase 1.000 participantes. No ano passado eu gastei 8h24 para concluir o percurso e, nesse ano fiz em um tempo expressivo de 7:41:07. Passei bem no campo do muro, mas desse ponto prá frente tive que lutar contra as câimbras e o cansaço, que não me deixaram fazer um tempo melhor. Quero agradecer a todos que me apoiaram e ao meu treinador Eddy Águia. Nesse ano completo nove anos sem fumar, feito que conquistei pelo prazer que senti pelas corridas. Esse é o meu maior troféu" - destacou Adalto Silva.
Vale lembrar que, para os amantes da corrida de montanha, Tapira vai abrigar no dia 04 de outubro mais uma edição da BTR - Boqueirão Trail Run -, prova que já conta com mais de duzentos atletas inscritos.
Para fazer a sua inscrição na BTR 2025 clique aqui.