A passagem de uma frente fria pelo litoral dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro trouxe o reforço da entrada de ar polar em todo o centro-sul do Brasil.
O frio mais intenso na região de Tapira começa hoje (11) e deve seguir até o domingo (15), com a ocorrência de temperaturas que devem cair facilmente a um dígito (menos de 10° C).
O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) emitiu Aviso Meteorológico, com vigência entre 11 e 15 de junho, relatando que é esperado que as temperaturas mínimas caiam abaixo de 6°C em várias regiões do centro-sul de Minas Gerais, incluindo o leste do Triângulo Mineiro, a Região Metropolitana de Belo Horizonte, o sul de Minas, a Zona da Mata, o oeste de Minas e o Campo das Vertentes. Nessas áreas, as temperaturas mínimas podem ficar de 4°C a 8°C abaixo da média climatológica.
A previsão é de alta probabilidade de geada na região de Tapira, principalmente na quinta-feira (12) e na sexta-feira (13), e os riscos associados a essa frente fria incluem impactos na agricultura, principalmente em culturas sensíveis ao frio, e a possibilidade de agravos à saúde da população mais vulnerável.