O sucesso da Queijaria Artesanal 3 Irmãos tem chamado a atenção não apenas na região, estado e país. Na última sexta-feira (28) uma comitiva composta por 11 peruanos visitou a Fazenda Boa Esperança.
Os queijeiros do país dos Incas visitaram Tapira para conhecer como acontece a produção do Queijo Minas Artesanal, iguaria que conquistou apreciadores mundo afora.
A experiência foi uma proposta da EMATER-MG, através da extensionista e integrante da equipe da rede do Queijo Minas Artesanal Lilian Cristina Andrade de Araújo, e de Polinarte Ronan Mendes, extensionista no município de Tapira.
O intercâmbio entre os dois paises faz parte de um Acordo de cooperação com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais.
Como parte do acordo de cooperação assinado entre a Sierra y Selva Exportadora, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru, e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e a Sierra y Selva ha a promoção, fortalecimento e a ampliação do acesso dos produtos de pequenos e médios agricultores aos mercados locais, regionais e nacional, bem como a exportação. Há a possibilidade de realização de diagnósticos de produção e mercado para produtos de interesse de Brasil e Peru, como o queijo.
"A comitiva peruana ficou encantada com a experiência vivenciada em Tapira, com troca de conhecimentos sobre a cadeia de produção do queijo minas artesanal. A realidade de Tapira se assemelha muito à dos produtores presentes, que pretendem levar a expertise dos tapirenses na produção desta iguaria de leite cru. A ideia é fortalecer laços na america latina, criando, no futuro, uma rota do queijo latino" - explicou a extensionista Lilian Andrade.
"Receber esses produtores na nossa propriedade foi muito emocionante. Uma cultura, legislação e experiência diferentes, mas com um único tema: o queijo. Foi uma partilha de ideais sensacional e espero poder em breve estarmos juntos novamente! E viva ao leite cru, viva o requeijão moreno!" - destacou Amanda Castro, filha de Reginaldo e Liliana e uma dos 3 irmãos que inspiraram o nome da queijaria.