Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 10/01/2024
Folia de Reis: tradição e fé andando juntas há décadas
Untitled Document

A família Venâncio em Tapira tem uma tradição de longa data: a devoção a Santos Reis e, através dela, a perpetuação de uma tradicional manifestação cultural do município, a folia de reis.

Há mais de cinco décadas a folia da festa dos Venâncios percorre a cidade e regiões do município levando um pouco dessa devoção e passando aos mais jovens essa tradição.

Nesse ano, em especial, três jovens tem acompanhado os experientes foliões e contribuído com a melodia dos cantos através do toque de seus instrumentos. Essa presença é importantíssima para que a tradição que começou há décadas se perpetue.

No ano de 2022 o capitão Zé Veneranda relatou como e quando a folia começou e cravou que esse é o grupo mais antigo do município.

"Essa nossa folia já tem mais de 50 anos. Ela começou nos anos 70, quando o Sr. Osmundo fez uma promessa para Santos Reis e soltou uma folia e organizou uma festa. De lá prá cá todo ano a história se repete na família Venâncio. A exceção foi o ano de 2020, quando a pandemia nos impediu de fazer as apresentações" - explicou. Veja abaixo um pequeno trecho da apresentação da folia:

Untitled Document
Mais notícias sobre Cultura
Untitled Document