Investir em energia solar é investir no futuro. A Sicredi Ibiraiaras RS/MG conectada ao 7º objetivo de desenvolvimento sustentável pactuado junto a ONU, que é a geração de energia acessível e limpa, tem o prazer de compartilhar com os seus associados e a comunidade que deu um grande passo rumo a este futuro. Desta forma, na tarde de quinta-feira (26/10) realizou o ato simbólico de inauguração da construção da usina de energia solar fotovoltaica da Cooperativa.
O momento contou com a presença do presidente Sadi Bento Rigotti, do vice-presidente Simão Andreazza, diretor executivo Pedro Aiolfi, gerente da agência Sicredi de Ibiraiaras, Rodrigo Cirino Evangelista, demais conselheiros de administração e fiscal e colaboradores da Cooperativa. Ainda, esteve presente o prefeito de Ibiraiaras, Douglas Rossoni, o sócio-proprietário da Clean Energia, empresa responsável pela execução da obra, Vinicius Perinotto e o Frei Antério Parise, que deu a bênção ao local.
A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável, inesgotável. Ela depende exclusivamente dos raios solares para alimentar casas, estabelecimentos e empresas com eletricidade de forma sustentável e econômica. Uma tendência global que vem crescendo cada vez mais no Brasil.
Conectada a esta tendência e preocupada com a sustentabilidade, a usina fotovoltaica da Cooperativa está localizada na Comunidade Santa Lúcia, as margens da ERS 126, no interior do município de Ibiraiaras/RS. São 1100 módulos de 445 Watts, com uma potência de 489,5 kWp, sendo a produção anual de energia estimada em 632.000 kWh. São mais de 42, 4 milhões de toneladas de CO² evitados.
A usina irá gerar energia para pelo menos 20 agências e Superintendência da Sicredi Ibiraiaras RS/MG, aonde o fornecimento de energia é feito pela concessionária RGE. Não serão atendidas apenas as agências cujo fornecimento é feito por outras concessionárias, no Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
De acordo com o Presidente da Sicredi Ibiraiaras RS/MG, Sadi Bento Rigotti, este é mais um importante passo que a Cooperativa está dando junto com as suas agências, associados e a comunidade, em favor da Sustentabilidade. “Além de promover este movimento junto ao seu quadro social, a Cooperativa também está fazendo o seu papel através de mais um investimento, gerando a sua própria energia, reduzindo custos, colaborando com a economia local, além de cooperar com o meio ambiente.”, pontua Rigotti.