Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 14/02/2023
EMATER realiza curso de boas práticas de produção de queijo em Tapira
Untitled Document

Na última semana a EMATER-MG realizou em Tapira um Curso de Boas Práticas Agropecuárias e Boas Práticas de Produção do Queijo Minas Artesanal - o mesmo foi direcionado para atender à demanda de produtores, ordenhadores e auxiliares de queijaria.

O evento, realizado em parceria com o Sicoob Crediara, aconteceu de 7 a 9 de fevereiro, tendo a Fazenda Antas, de propriedade da Sra. Maria Geralda, como sede dos trabalhos de campo.

Aliás, diga-se de passagem, a Fazenda Antas é o local onde está instalada a Queijaria Pingo da Serra, instalação certificada em 14 de setembro de 2020 para a produção do Queijo Minas Artesanal.

O curso contou com abertura e apresentação da Sra. Lilian Cristina Andrade de Araújo, extensionista da Emater-MG em Tapira.

Albany Arcega (Coordenador da unidade Regional de Uberaba da EMATER-MG) apresentou o histórico do Queijo Minas Artesanal e explicou como funciona a legislação atual, apresentou as doenças vinculadas ao leite, falou da qualidade da matéria prima (leite), do perigo dos resíduos de medicamentos veterinários no leite e explicou a maneira correta de destinação de leite impróprio para a produção de queijo. Além disso, esclareceu, em parceria com Fabiana Gomes Pierini (Fiscal Agropecuária e Médica Veterinária), como funciona o processo de Registro e Selo Arte.

Jeanne Carolline Marques (Médica veterinária da Prefeitura Municipal de Tapira) palestrou sobre as principais zoonoses e seus controles e explanou o que significa Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose.

A médica veterinária e Extensionista Agropecuária EMATER-MG, Sra. Silvia de Lima Passos, teve a incumbência de explicar as adequações estruturais para produção do Queijo Minas Artesanal; Programa de Higiene e Sanitização de Queijaria e Curral; Embalagem Rotulagem Comercialização e Transporte; Opções de sistemas para destinação dos efluentes e resíduos da queijaria e curral; importância da maturação na produção de QMA; Principais Boas Práticas na ordenha; Mastite, CMT e Caneca Telada; Microbiologia dos alimentos (produção do queijo); Importância da microbiologia na qualidade do queijo e; defeitos e problemas no QMA.

O evento contou com a participação de 14 produtores de Tapira, sendo três deles filhos de produtores que tem a propriedade com registro.

Lilian Cristina Andrade de Araújo, extensionista da Emater-MG em Tapira, falou da importância do tema ministrado no curso e de quanto a troca de experiência entre os produtores foi valorosa.

"No Curso realizado, foi possível orientar sobre o processo de regularização sanitária na produção de Queijo Minas Artesanal, incluindo tópicos relacionados à sanidade do rebanho e obtenção higiênica do leite e, tópicos relacionados aos aspectos envolvidos na produção higiênica do queijo. Foi uma oportunidade ímpar de troca de vivência entre produtores com vasta experiência na atuação de produção deste, que é patrimônio imaterial nacional, com produtores que estão com pretensão de iniciar na atividade da agroindústria e, profissionais ligados à cadeia produtiva do Queijo Minas Artesanal".

A extensionista da EMATER-MG em Tapira ainda destacou que o curso que foi ministrado é pré-requisito para o processo de certificação, além de informar que já existe uma lista de espera sendo formada para próxima turma.

"O Curso de Boas Práticas Agropecuárias e Boas Práticas de Fabricação em Queijo Minas Artesanal é um despertar para questões sanitárias na produção, visando sempre melhorar qualidade da iguaria, que tem papel socioeconômico fundamental no município. Vale lembrar que o certificado do curso ministrado é pré-requisito para o processo de registro de queijaria via órgãos de inspeção sanitária. Ficamos muito entusiasmados pela repercussão positiva da iniciativa de trazer cursos neste perfil para o município. E já temos uma lista de espera sendo formada para próxima turma. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (34) 99197-3624 - Falar com Lilian Cristina, Extensionista Agropecuária, Emater-MG" - finalizou.

Untitled Document
Mais notícias sobre Agropecuária
Untitled Document