Ocorreu na manhã da sexta-feira (18), na Escola Municipal Paolla Carolina de Melo, a solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira - que é celebrado no dia 19 de novembro - e ao Dia da Consciência Negra - festejado todos os anos em 20 de novembro.
A solenidade foi bastante prestigiada e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas a Prefeita Maura Assunção de Melo Pontes, do Secretário de Governo Laváter Pontes Júnior - Barroso, da vereadora Elaine Auxiliadora Peres, da Secretária Municipal de Educação Josenice Terezinha de Paiva Marques, do Comandante da Polícia Militar em Tapira, Segundo Sargento PM Alexandre Ferreira e do Secretário Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil Flávio de Souza Santos, da Diretora Ana Cláudia Aparecida Rosa, além de alunos, professores e demais servidores da escola.
Na solenidade, foi realizada a cerimônia de Incineração das Bandeiras Nacional e de Tapira, que estavam inservíveis e deterioradas. ao mesmo tempo em que todos os presentes cantavam o Hino à Bandeira.
Em seguida e foram hasteadas as novas bandeiras, no mesmo instante em que era executado e cantado por todos o Hino Nacional. Na oportunidade, foi novamente relembrado que a Bandeira Nacional é o principal símbolo da Pátria brasileira e congrega os valores que nos definem como nação livre, soberana e democrática.
No que diz respeito ao Dia Nacional da Consciência Negra ele é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, figura histórica e símbolo de resistência.
A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares - situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.
Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil."
Durante a solenidade foram apresentadas algumas influências da cultura africana no Brasil, seja na língua, na dança, na música e na culinária. Foi, também, feito um desfile pelos alunos onde apresentaram essas influências na nossa sociedade.
Ao final, todos se deliciaram com uma das mais famosas influências dos povos africanos na culinária brasileira: a feijoada.
"Tive a honra de ser convidado pela Excelentíssima Senhora Secretária de Educação Josenice Terezinha de Paiva Marques para planejar e executar o Projeto Cidadania, Moral e Ética na Escola Municipal Paolla Carolina de Melo. Esse projeto prioriza a valorização da escola interpenetrado por questões que não são simples: combate à violência, às relações desrespeitosas, busca de soluções para inúmeros conflitos e do retorno do civismo e do patriotismo, entre outras. Ao longo de todo o ano, os alunos aprenderam a cantar corretamente os hinos Nacional, de Minas Gerais, de Tapira, da Independência, da Proclamação da República e à Bandeira. Todo esse processo teve como ponto alto a solenidade do Dia da Bandeira, que demonstrou a toda a sociedade, que sim, é possível convivermos nos tempos modernos com amor à pátria e respeitando a todos. Não por acaso, as duas datas, 19 e 20 de novembro (Dia da Bandeira e Dia da Consciência Negra) marcam um momento importante na nossa história. O enaltecimento do mais importante Símbolo Nacional - a Bandeira Nacional, junto com o reconhecimento do valor dos povos africanos para a formação do povo brasileiro e de Tapira, cujo hino deixa claro essa importância" - destacou Emerson Cláudio Souza, Professor do Projeto Cidadania, Moral e Ética.