Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 07/11/2022
Familiares e amigos se reunem para comemorar os 90 Anos de Dona Lourdes
Untitled Document

No último sábado (05) a família e os amigos da Sra. Maria de Lourdes dos Santos se reuniram em Tapira para comemorar os seus 90 anos de vida.

Como não poderia deixar de ser, a comemoração começou na Igreja Matriz de São Sebastião, com a celebração da Santa Missa em Ação de Graças presidida pelo Padre Alécio Freire e concelebrada pelo Diácono Célio Antônio dos Santos, seu filho.

Render graças a Deus sempre foi um costume da Dona Lourdes, que participou durante toda a vida da eucaristia e sempre se fez presente nas celebrações e apostolados da cidade, com grande devoção mariana e ao Sagrado Coração de Jesus. Prova de sua entrega e humildade, ajudou na limpeza da Igreja por muitos anos.

Após a missa a Escola Alvina Alves de Rezende sediou um momento festivo, onde os convidados se reuniram em um ambiente de descontração e puderam abraçar a aniversariante e parabenizá-la pelos seus 90 anos.

Dona Lourdes nasceu no dia 31/10/1932 na comunidade rural dos Nogueiras, região da Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas. Filha de Francisco Nogueira e Isolina Clementina de Rezende teve mais 10 irmãos.

Casou em 1950 com Francisco Antônio dos Santos (falecido em 02/06/1988) com quem constituiu uma família de 10 filhos: Manoel Messias dos Santos , Nílton Antonio dos Santos, Maria Inês Santos Faria, Maria da Glória Santos Carvalho, Lúcia Maria dos Santos Silva, Neusa Maria dos Santos, Célio Antonio dos Santos, Cleuso Tadeu dos Santos, Mara Regina dos Santos Marques e Nivaldo Luiz dos Santos (falecido em 13/10/2019).

"Em 1964, com algumas ofertas de empregos e após meu esposo Francisco Antônio dos Santos ter conhecido a região de Tapira, através de parentes já residentes no local, a família Santos veio para o município em dois cavalos. Neles, trouxemos todos os nossos pertences e, já com seis filhos, iniciamos essa linda história m Tapira, com muita luta, coragem, humildade, determinação e fé no coração" - contou Dona Lourdes.

Já em Tapira, Dona Lourdes lavava roupas a beira do córrego e as passava em ferro a brasa para várias famílias da comunidade e funcionários que aqui trabalhavam naquela época. Fazia colchas de retalhos, costurava, produzia doces e polvilho para vender - sempre no intuito de ajudar no sustento da sua família.

Morou de favor em casas de parentes até conseguir fazer sua primeira casa de madeira, de um cômodo, medindo aproximadamente apenas 6x6 metros de área. Com o passar do tempo, muita dificuldade e trabalho, anos mais tarde, ela e seu esposo conseguiram comprar um terreno, onde, devagar, foram construindo a sua casa de alvenaria. Essa, aliás, é uma história que Dona Lourdes tem muito orgulho de contar cada detalhe, lembrando das compras de materiais parceladas que fazia para realizar seu sonho.

"Minha vida foi marcada por muita fé em Deus, luta, trabalho, pouco dinheiro, muita humildade e determinação. Adorava um forró, sempre feliz, mas nunca gostei de bebidas alcoólicas. Sempre gostei muito de visitar os parentes" - finalizou.

Untitled Document
Mais notícias sobre Social
Untitled Document