A manhã do dia 06 de setembro foi de comemorações na Escola Municipal Paolla Carolina de Melo. O motivo, o Bicentenário da Independência do Brasil, inspirou os alunos em suas apresentações sob a orientação das professoras de História Arlene Fernandes e Gizele Rosa, do Professor do Projeto Cidadania, Moral e Ética, Emerson Cláudio de Souza, e da Coordenadora Pedagógica Ana Fernandes.
A abertura do evento, que contou com as ilustres presenças da Prefeita Maura Assunção de Melo Pontes, do Presidente da Câmara Nivaldo Borges Pontes, do Secretário de Segurança Pública Flávio de Souza Santos e da Sra. Josenice Terezinha de Paiva Marques (Secretária Municipal de Educação e Cultura), foi realizada pela Diretora Ana Cláudia Aparecida Rosa, que destacou a importância da data no contexto histórico.
"Nossa escola acredita na importância de momentos cívicos como atos de patriotismo, como cantar o hino, conhecer e respeitar os símbolos nacionais e a história escrita através dos dois séculos de independência. Além de demonstrarmos o amor e respeito a pátria, queremos contribuir na formação de cidadãos conscientes e participativos na construção da história do nosso país" - destacou.
Na sequência foi realizada a execução do Hino à Independência, com os alunos do Professor Emerson Cláudio de Souza, perfilados, acompanhando o canto e demonstrando o seu patriotismo e, logo após, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Tapira, ao som do Hino Nacional Brasileiro.
O Professor do Projeto Cidadania, Moral e Ética, Emerson Cláudio de Souza, cuja disciplina tem como objetivo de despertar a consciência dos jovens através da realização de atividades pedagógicas que possam transformar e melhorar a realidade social, tendo em vista a construção do saber e da cidadania, teve importante papel nas atividades comemorativas do bicentenário, trabalhando com os alunos os símbolos nacionais.
"Durante o transcurso das atividades, os símbolos nacionais - Bandeira do Nacional, Hino Nacional, Selo e Brasão Nacional - foram estudados com o intuito de despertar o patriotismo com consciência crítica se faz para além dos símbolos" - destacou Emerson Souza.
O aluno Luis Eduardo Magalhães, leu um texto que fez uma releitura da história da Independência como forma de relembrar o fato histórico ocorrido em 1822.
A aluna Izadora Emilia Pereira da Silva, realizou uma exibição com a bandeira do Brasil, ao som do Hino à Independência, como forma de valorizar esse símbolo nacional que tão bem representa, em suas quatro cores, a independência do país.
A aluna Maria Isabel Borges Silva realizou uma leitura crítica e de reflexão sobre a Independência do Brasil, contrapondo belezas naturais e vocações a questões políticas e socioeconômicas como o racismo, a pobreza e o difícil acesso à educação e saúde de qualidade, ressaltando que a Independência do Brasil só será consumada quando essa pauta for resolvida.
Maria Isabel terminou sua fala anunciando a apresentação de alunos do 6º ao 9º Ano do período da manhã, que interpretaram uma coreografia que teve como tema a música Sagrado Coração da Terra, cuja ideia foi transmitir uma mensagem de paz e esperança em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil. No turno da tarde a apresentação foi de uma coreografia da música "País tropical", com os alunos vestidos para caracterizar as regiões do país .
A professora Gizele Rosa falou da importância da data e citou alguns momentos históricos importantes do país.
Já a professora Arlene Fernandes, ressaltou a importância do bicentenário como forma de recordar esse momento histórico, mas também chamou todos à reflexão sobre as mazelas sociais que ainda hoje assolam o país.
"Os livros de história contam que há duzentos anos foi declarada a Independência do Brasil, às margens do Riacho do Ipiranga, um momento de importância singular em nossa história. No entanto, entendo que ainda hoje precisamos lutar pela verdadeira liberdade do país, buscando mais igualdade social e econômica, democratizando o acesso à educação e saúde, eliminando a discriminação racial e lutando por uma classe política mais em consonância com os reais interesses e necessidades da população. Apenas quando todas essas questões forem sanadas realmente teremos nossa independência consumada"
A Coordenadora Pedagógica Ana Fernandes deixou em suas palavras a importância da reflexão sobre a formação da sociedade brasileira nesses 200 anos e confidenciou que os professores propuseram durante a semana discussões sobre o verdadeiro sentido de ser independente.
"Trabalhar essa data com os alunos é de fundamental importância, não só pelo sentimento de patriotismo ou pelo fato histórico em si, mas principalmente para levá-los a refletirem sobre a formação da nossa sociedade no decorrer desses 200 anos e o que mudou após a declaração de D. Pedro. Os professores, durante a semana propuseram discussões e procuraram despertar um olhar crítico sobre os fatos e sobre o verdadeiro sentido de ser independente. Convidaram os alunos a pensar sobre a real situação do nosso país diante de um cenário sem grande evolução. Por fim , houve o momento cívico em comemoração à data com a participação de todos" - palavras da Coordenadora Pedagógica Ana Fernandes.