Nesta terça-feira, 23 de agosto, aconteceu na Secretaria de Agricultura uma reunião com intuito de que, juntamente com os órgãos competentes, o município de Tapira venha pleitear a sua transferência da microrregião queijeira de Araxá para microrregião Canastra.
Há dezenas de anos já é constatado pelos produtores de Tapira a semelhança das características predominantes no queijo, sendo mais Canastra do que Araxá. No entanto, por questões legais, o município permanece na microrregião de Araxá, tendo um terruá mais semelhante aos queijos produzidos na Canastra.
A reunião contou com a presença do Secretário de Agricultura, secretaria de desenvolvimento econômico e turismo, sindicato dos produtores rurais, vereadores, representante da sociedade civil, Emater e o presidente da associação comercial de Tapira.
É muito importante que o município, faça essa reversão e de fato entre na sua verdadeira identificação geográfica que é a microrregião queijeira da Canastra.
Os produtores juntamente com apoio da prefeita Maura estão dando andamento para que essa documentação chegue aos órgãos competentes e que essa transferência possa ser feita o mais rápido possível, trazendo para o município esse reconhecimento de queijo canastra e, para os produtores locais, agregar valor nos seus produtos, uma vez que a região canastra já se desponta mundialmente como produtora de queijos e isso é muito importante para o desenvolvimento econômico e turístico do Município de Tapira.
Fonte: Redes Sociais do Município.