No último dia 02 de março a Sra. Joana Rezende Lemos completou 95 anos e a família e os amigos comemoraram muito essa data tão especial.
Filha de Jerônimo Norberto de Rezende e Sabina, a Dona Joana se casou com o Sr. Joaquim Ribeiro Lemos, conhecido como senhor "Quinzinho", de saudosa memória, com quem teve uma filha, a educadora Sabina Aparecida Lemos Pontes. Três netas e quatro bisnetos completam a família.
Dona Joana, em sua trajetória, morou em Piumhi, Araxá e Tapira, cidade em que habita há quase três décadas na mesma morada. Sua casa, por sinal, está situada em um lugar alto e muito arejado, de onde ela adora apreciar, de uma posição privilegiada, uma linda vista de grande parte da cidade.
Nos primeiros anos após a emancipação, a experiente tapirense deu uma grande contribuição ao município atuando como professora de várias turmas, na cidade e na zona rural, sempre lecionando com maestria, mesmo com a dificuldade de se ensinar em tempos de poucos recursos, livros escassos e salas multisseriadas. Não é raro ouvir de seus ex-alunos elogios como professora exigente e excelente profissional.
Sua filha, Sabina, soube muito bem qualificar em poucas palavras a figura que Dona Joana construiu ao longo de sua vida.
"Mãe e esposa extremamente zelosa e amável. Sempre dedicou a vida a família. Jamais perde oportunidade de demonstrar o quanto ama a família" - destacou Sabina Aparecida Lemos Pontes, sua filha.
Na foto abaixo Dona Joana aparece ao lado de sua única irmã viva, a Sra. Doraci, que hoje mora em Araxá, mas que se deslocou até Tapira para encontrá-la no dia de seu aniversário.