Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 10/12/2020
Sábado tem Festa de Santa Luzia no Atoleiro
Untitled Document

No próximo sábado (12) acontecerá a Festa de Santa Luzia na capela erguida na região do Atoleiro, em Tapira, à protetora dos olhos.

Por força da pandemia nesse ano a programação festiva não acontecerá, para evitar aglomerações e cumprir os protocolos oficiais das autoridades de saúde. No entanto, no que tange à parte religiosa, a Santa Missa acontecerá às 19h e será a última celebração do Padre Alvimar na comunidade, havendo ainda leilão na sequência. .

A comunidade de Santa Luzia iniciou-se no dia 13 de dezembro de 2001, com a paróquia ainda sobre a direção do saudoso Padre José Torga Couto. A primeira festa ocorreu em 2007, sob o comando do Padre Sérgio Márcio de Oliveira. Já a construção da paróquia aconteceu em 2018, com a presença do Padre Alvimar Santana Bhering, totalmente erguida com recursos da comunidade.

Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter cura nas doenças dos olhos ou da cegueira.

Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura. Foi enaltecida pelo magnífico escritor Dante Alighieri, na obra “A Divina Comédia”, que atribuiu a santa Luzia a função da graça iluminadora. Assim, essa tradição se espalhou através dos séculos, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até hoje.

Untitled Document
Mais notícias sobre Religião
Untitled Document