Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 06/03/2020
Discurso eleitoral da candidatura de Antenor Ferreira Goulart
Untitled Document

Como anunciado na segunda-feira, hoje publicamos o primeiro discurso do Sr. Antônio Ribeiro de Lima (Antônio Levindo). O texto que se segue é uma grande viagem pela história e biografia do primeiro prefeito de Tapira, do qual se tem pouquíssimas informações. Boa leitura!

Antônio Ribeiro de Lima

"O meu testemunho"

Recordando o passado e vivendo o presente

Apresenta ao Povo de Tapira

Antenor Ferreira Goulart

- Futuro Prefeito do Município -

- Meu bom Povo de Tapira:

Pelos fins do ano de 1953, residindo em Sacramento, vim a esta cidade com o fim de passar aqui um período de férias, como ainda venho fazendo, todos os anos.

Naquele tempo, encontrei a população envolta em tristezas, por motivo da retirada do nosso amigo Antenor Ferreira Goulart, que, após uma permanência aqui, de mais de 12 anos, dedicados ao interesse do povo e da localidade, se transferiu para o Estado de São Paulo.

Foi então que, num preito de gratidão e de reconhecimento, para com meu amigo Antenor, e com o propósito de interpretar os sentimentos do povo de Tapira, para com aquele que se retirava, publiquei, em “Lavoura e Comércio”, de Uberaba, o artigo que passo a ler, com a permissão e licença dos que me ouvem:

O meu testemunho

"Indo à vila de Tapira, em visita aos meus queridos pais e sogros, bem como aos meus parentes, em número deveras considerável, naquele distrito, tive ocasião de presenciar a tristeza, o descontentamento geral e as queixas que por toda a parte se ouvem, por motivo da mudança do Snr. Dr. Antenor Ferreira Goulart, que ora se transfere para a cidade de Franca, no vizinho Estado de São Paulo, onde já se encontram sua esposa e filhos.

Comoveu-me em extremo, ver a consternação do bom povo de Tapira, não só porque mo condoí de suas angústias, mas porque me senti também profundamente abalado, ante a notícia desagradabilíssima, da retirada do nosso prezado amigo e bem-feitor, que representa grande e irreparável perda para aquela população.

É o Senhor Antenor exímio farmacêutico, que, há mais de 12 anos, vem residindo no distrito de Tapira, de cujo povo se tornou verdadeiro benemérito, já pelos raros dotes intelectuais e morais que sempre ornaram o seu caráter ilibado, já pelo seu feitio extremamente caritativo.

Todo o tempo que Antenor passou em Tapira, ele o consagrou ao serviço da população, ressaltando-se aos olhos de todos como o insigne benfeitor do povo, pelo modo caritativo e dedicado com que ia em auxílio dos sofredores e dos infelizes, vendo o seu nome querido e bendito por todas as pessoas de quaisquer condições, que viam nele o exemplo vivo do cumprimento do dever.

Sendo a zona desprovida de médico, exercia ele uma verdadeira clínica, com toda competência, zelo e dedicação, jamais deixando sair de sua farmácia quem quer que fosse, sem levar o medicamento necessário por não poder pagar.

Jamais fez da profissão um negócio ou uma fonte de rendas, pois não receitava remédios que não estivessem perfeitamente indicados; tampouco os receitava sem verdadeira necessidade.

Muitas vezes o vi aconselhar a clientes seus o uso das prodigiosas águas minerais de Tapira, (cujos efeitos maravilhosos só os conhecem as pessoas que a elas têm recorrido), de um chá caseiro, ou o tratamento dos dentes, de cujo mau estado provinham as deficiências de saúde.

Os lucros auferidos na farmácia, muitas vezes, não eram suficientes para cobrir os gastos com a família, à qual proporcionava sempre o maior conforto, sem descurar ainda da instrução e educação dos filhos, para o que os mandava aos melhores colégios, enfrentando, muito embora, grandes sacrifícios.

O que ganhou em Tapira é fruto de seus negócios: compras de gado, de fazendas, de automóveis, etc., que depois trocou, recebendo lucro, ou vendeu, alcançando valorização.

Se agora, ao sair, leva algum recurso financeiro, deve-o ao seu trabalho dinâmico, ao seu espírito empreendedor, e, com certeza, à proteção de Deus, do qual nunca se afastou, sendo, provavelmente, por esta razão, muito favorecido, pois não me lembro de que houvesse perdido algum doente que se achasse sob o seu cuidado, salvo dois que lhe foram apresentados após muitos dias de enfermidade.

Também nunca falhou um diagnóstico seu. As pessoas sob o seu tratamento eram encaminhadas ao médico quase que em caso exclusivo de uma intervenção cirúrgica, caso em que ele as acompanhava até o ato operatório, que punha em evidência o seu diagnóstico, muitas vezes, com surpresa para os próprios médicos.

A sua falta não se fará sentir apenas no distrito de Tapira, onde se tornou querido e estimado de todos, não havendo ali uma só pessoa que não lhe deva benefícios incalculáveis, mas também nas circunvizinhas cidades mais próximas, notadamente em Araxá, onde, conquanto respeitasse sempre a distinta classe médica, era procurado com insistência, em virtude dos resultados seguros e surpreendentes, de suas receitas.

Ao traçar estas linhas mal esboçadas, não tenho a pretensão de elaborar um artigo. Viso apenas o cumprimento de um dever que me impõem a amizade e a gratidão. E não o faço somente por mim, mas ainda por todo o povo tapirense, ao qual permaneço unido, e cujo testemunho evoco em confirmação do que assevero.

É Antenor uma pessoa que sempre me dispensou a maior consideração; que me tratou com sincera amizade e verdadeira estima, por isto, sua farmácia era o ponto onde eu passava as horas de folga, e assim, sou testemunha ocular do que ora venho dizer de público.

– x –

Político esclarecido, de atitude firme e decidida, muito contribuiu, pela estima e popularidade de que sempre gozou, para a unificação do eleitorado, em torno da política de interesse do distrito e do município.

Sem visar o interesse próprio, jamais perdeu de vista o bem-estar coletivo e o progresso de Tapira, tendo conseguido durante a gestão do prefeito Dr. José Ribeiro de Oliveira, a construção de uma ponte sobre o “Ribeirão das Antas”, no caminho que vai da vila ao cemitério; a modificação da estrada de automóvel, no trecho que sobe do povoado, com a mudança do corredor e locação da estrada no lugar conveniente; a construção de uma estrada na serra, para facilitar a comunicação e o comércio dos fazendeiros com a vila, etc..

Durante a gestão do Dr. Álvaro Cardoso, como prefeito do Araxá, conseguiu, da Prefeitura daquele município, a modificação da estrada de automóvel Araxá-Tapira, que consistiu na mudança de seu trecho da referida estrada, na “Serra do Carapiá”, inclusive o grande aterro do grotão que verte para o ribeirão do mesmo nome, ficando, desde então, definitivamente solucionado o problema daquela estrada na aludida serra, cujas condições anteriores eram péssimas, tanto que os veículos ali subiam puxados por bois!

Candidato a vereador à Câmara Municipal, pelo distrito de Tapira, nas eleições de 23 de novembro de 1947, foi eleito por unanimidade de votos, sendo, então, o vereador mais votado, em todo o município.

Como vereador por Tapira, sendo prefeito do município o Dr. José Valadares da Fonseca, prestou ao distrito os seguintes benefícios: Reconstrução (por duas vezes), da estrada de automóvel Tapira-Araxá, inclusive mata-burros; reconstrução das pontes do "Lageado", (sobre o rio Araguari), da "Capivara" e do "Carapiá", com alargamento desta última; construção de uma ponte sobre o "Córrego Retirinho"; abastecimento de água na vila; financiamento para a Empresa de Força e Luz, etc..

Ao lado dos esforços do nobre vereador, no sentido de prover as necessidades do seu distrito, é digna de menção a generosidade com que foram os seus apelos atendidos pelo Dr. Valadares, um dos prefeitos de Sacramento, a quem o município muito deve, particularmente, o distrito de Tapira, ao qual sua Excia. sempre dispensou o maior carinho. Seu nome não deverá ser jamais olvidado por nenhum tapirense que se preze.

Antenor foi ainda o fundador e o diretor da "Cooperativa Agro-Pecuária de Produção e Consumo Ltda., de Tapira", que, infelizmente, foi extinta no fim de um ano e pouco, devido à falta de compreensão e de cooperação por parte da maioria de seus associados.

Finalmente, é iniciativa sua a estrada de automóvel Tapira-Guia Lopes, com pontes de alto valor, e já em pleno tráfego.

Tapira perde, portanto, com a retirada de Antenor, um dos maiores propulsores de seu progresso. A política local perde um elemento de cuja falta muito se ressentirá; a sociedade perde um membro dos mais úteis, e um amigo dos mais devotados.

– x –

Católico praticante e sincero, de convicção firme e inabalável, foi, ao lado dos tapirenses, um batalhador enérgico, intrépido e valoroso, nas reações contra os erros e heresias, que ameaçavam corromper o ambiente, jamais dominado por qualquer seita contrária às verdades ensinadas pelo divino Mestre, e propostas pela Santa Igreja.

Aqui vai, pois, "o meu testemunho", como preito de sincera amizade e verdadeira gratidão, não só em meu nome e de minha família, mas ainda em nome de todos os tapirenses, que – estou certo – saberão ver sempre em Antenor, o homem de bem, o cidadão útil, temente a Deus e devotado ao seu lar e à sociedade.

Se algum dia, sem embargo para a sua prosperidade, voltar a residir entre nós, teremos o maior prazer em recebê-lo em nosso meio, e o faremos com toda a alegria de nossos corações.

Formulando os nossos votos de felicidade, ao Snr. Antenor e à sua Exma. Família, esperamos que a distinta sociedade francana lhes dê o acolhimento amistoso que bem merecem.

Foto de Antônio Ribeiro de Lima (escritor do discurso)

Antônio Ribeiro de Lima"

Aí está, prezados ouvintes, na íntegra e sem nenhuma alteração, o artigo que publiquei em fins de 1953, conforme foi lido, naquela época, por muitas pessoas desta localidade.

Artigo que põe em destaque, os méritos e a atuação do nosso amigo e companheiro, Antenor Goulart, no então distrito de Tapira, hoje município independente.

Escrito há anos atrás, sem cogitações políticas, constitui, por isto mesmo, um depoimento verdadeiro, e não uma propaganda fantástica, forjada em vésperas de eleições, como geralmente sói acontecer, em ocasiões semelhantes.

Dizia eu, no final daquele artigo, referindo-me à pessoa de Antenor: “Se algum dia, sem embargo para a sua prosperidade, voltar a residir entre nós, teremos o maior prazer em recebê-lo em nosso meio, e o faremos com toda a alegria dos nossos corações.”

Pois bem, prezados ouvintes, eis que, ao fim de dez anos, Antenor voltou!

E voltou disposto a dedicar-se inteiramente aos interesses na nossa Terra e do nosso Povo, uma vez que, não se poupando a sacrifícios de saúde e de tempo, aceitou o lançamento de sua candidatura ao cargo de Prefeito do nosso Município, cargo este, que não passa de um verdadeiro encargo.

Tenho afirmado e repito:

Estou deveras contente, e não posso ocultar o meu entusiasmo, à vista da indicação do nome de Gabriel Ferreira das Neves, para o cargo de vice-prefeito, e desejo que ele triunfe. Não simplesmente por ser meu parente, meu amigo, e por ter sido meu aluno; mas por ser ele um moço trabalhador, honesto e bem intencionado.

Quanto ao cargo de Prefeito, posto que todos os candidatos sejam bons, é necessário ainda, considerar a importância que o primeiro período administrativo tem, para um município recém-criado; e escolher, para Prefeito, um homem amadurecido na política; que possua conhecimentos bem fundados; de reconhecida experiência administrativa, e boas ligações com o Governo, tanto do Estado quanto da República.

Isto porque, a um município novo, falta tudo; e mais da metade terá que conseguir-se com o Estado e com a União.

Esta primeira gestão é de suma importância. Dela dependerão as bases e a vida do município; seu desenvolvimento, seu progresso, seu crescimento, seu nome e sua importância, perante os municípios vizinhos, perante o Estado e a própria Nação.

É admissível que, nesse primeiro período, não se possa fazer tudo. Mas é indispensável que tudo fique planejado e delineado, a fim de que, as verbas destinadas aos vários empreendimentos sejam distribuídas em tempo oportuno, através dos canais competentes.

Considerando, pois, estes pontos importantes, o candidato que, no momento, satisfaz a todas as exigências, é, impreterivelmente, o Snr. Antenor Goulart.

Estou certo de que ele é capacitado e honesto, e prestará, ao povo, contas de uma administração inteligente, fecunda e próspera.

Os que se empenham em diminuir-lhe os méritos, carecem de argumentos, e apontam, como único cavalo de batalha, o “déficit” verificado na dissolução da Cooperativa.

No entanto, esse cavalo de batalha já nasceu morto, porque, no caso da Cooperativa, não houve desvio nem desonestidade.

O "déficit" ali verificado, não teve outra causa senão a venda de toda a mercadoria, com lucro de 8% apenas, sem levar em conta os gastos com empregados e outras despesas.

Devemos considerar, ainda, os inestimáveis serviços prestados à população, por Antenor, como farmacêutico, e a conveniência em o termos, novamente, entre nós.

E não estamos "confundindo prefeito com farmacêutico", como dizem os seus opositores. Estamos escolhendo e apoiando, para prefeito, um homem que, além de ser administrador de capacidade já comprovada, tem ainda a vantagem de ser farmacêutico, de reconhecida competência.

Finalmente, foi ele que, em 1943, organizou e promoveu o primeiro movimento em prol da emancipação de Tapira, pela qual muito trabalhou, tendo empreendido, com o fim proposto, uma viagem a Belo Horizonte.

Se não logrou a concretização de suas idéias, é porque teve a oposição de elementos de fora, os quais agiram em surdina.

Por tudo isto, Antenor faz jus ao cargo de Prefeito em Tapira. E nós lhe seríamos ingratos e injustos, se deixássemos de elegê-lo agora, a pretexto de acusações baratas.

Senhores! Iniciando sua jornada, como município independente, ao lado das demais comunas mineiras, Tapira precisa marchar bem certo, desde o começo. E para que ela comece a marchar bem certo, é necessário que esteja sob o comando de Antenor Ferreira Goulart, já reconhecido e aclamado como futuro Prefeito deste Município.

Tapira, 20-6-1963.

Untitled Document
Mais notícias sobre História
Untitled Document