Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 02/03/2020
Discursos da época da emancipação de Tapira
Untitled Document

Março é um mês muito especial para os tapirenses, pois logo em seu primeiro dia comemoramos o Aniversário de Emancipação Política de Tapira. Nesse ano de 2020 chegamos ao nosso 57º aniversário e sabemos que muita coisa marcante aconteceu no município nesse período.

Por isso, entendemos que seria o mês ideal para publicarmos uma verdadeira preciosidade histórica que o Tapira Teen teve acesso e que, com certeza, nos ajudará a entender um pouco mais sobre o contexto histórico da Tapira dos anos 60, época em que se deu a emancipação do município.

Conseguimos acesso a dois discursos proferidos em 1963: um durante a campanha eleitoral que apontou o Sr. Antenor Ferreira Goulart como primeiro prefeito de Tapira e, outro, durante a sua cerimônia de posse.

Os discursos foram proferidos pelo Sr. Antônio Ribeiro de Lima, conhecido na cidade como Antônio Levindo, e deixam explícitas situações do cotidiano dessas terras e enaltecem figuras importantes de Tapira em seus primeiros anos.

Os escritos foram cedidos por Rosalvo Nogueira de Lima, filho de Antônio Levindo e que, embora não more na cidade há décadas é tapirense nato e os remeteu ao site por ter ciência da sua importância histórica.

"Não estou dentro do contexto da Tapira, desconheço o valor que os tapirenses possam dar a esses documentos, mas, em minha opinião, eles resgatam a memória de pessoas, fatos e acontecimentos, todos importantes para o município, no dia exato da posse do primeiro prefeito e nos meses que a antecederam. Creio que uma parcela importante dos habitantes da Tapira ainda guarda alguma ligação com meu pai - seus parentes, seus amigos e seus ex-alunos - e provavelmente gostariam de ver ou ter acesso a esses discursos" - explicou Rosalvo.

Rosalvo destacou ainda o amor que seu pai cultivava por Tapira, mesmo depois de já não residir mais no município.

"Meu pai não era tapirense, mas se dizia tapirense de coração. Eu sou testemunha de que ninguém gostou mais desse município e ninguém se orgulhou mais dele que meu pai. Dotado de conhecimento, inteligência e visão que o colocaram muito à frente de seu tempo, ele exercia uma liderança muito importante na sociedade tapirense de sua época. Morou na Tapira durante a maior parte de sua vida e, mesmo quando já não mais morava aí, ele permaneceu envolvido com os acontecimentos e esteve presente e influente em todos os momentos importantes dessa cidade, nunca por dinheiro ou por interesse" - esclareceu.

Nomes marcantes na história do município serão citados, como os casos do padre Emilio Philippini, do ex-vice-prefeito Gabriel Ferreira das Neves, do Intendente Raimundo Tibúrcio Henriques, do primeiro prefeito Antenor Ferreira Goulart, do ex-prefeito Geraldo Gomes de Menezes e de Egídio Ribeiro de Resende - um dos homens que mais lutou para que Tapira fosse emancipada.

O Tapira Teen estará publicando os discursos a partir da próxima sexta-feira e tenho certeza de que serão um grande presente ao leitor, que poderá viajar pelos bastidores da campanha que elegeu o seu primeiro prefeito e também a sua posse. Vale a pena conferir!

Crédito da Foto: Grupo Fotos Tapira no Facebook.

Untitled Document
Mais notícias sobre História
Untitled Document