Com uma igreja revestida de roxo, para destacar a cor litúrgica que se refere ao tempo quaresmal, simbolizando penitência e serenidade, a Missa de Quarta-Feira de Cinzas foi celebrada em Tapira.
Na Matriz de São Sebastião, o Padre Alvimar Santana Bhering destacou a importância do tempo quaresmal no contexto da vida religiosa dos fiéis e convidou todos à conversão.
"A quaresma se inicia hoje e, com ela, também começa o nosso chamado à conversão. Estamos entrando em um tempo de meditação, de jejum, de penitência. É muito importante que possamos fazer um compromisso com a busca da nossa conversão para que esse tempo tenha proveito para nós, para que nos tornemos pessoas melhores" - destacou o Padre Alvimar.
Em sua mensagem oficial sobre a Quaresma 2020, o Papa Francisco, deixou a seguinte mensagem:
"Por isso, nesta Quaresma de 2020, quero estender a todos os cristãos o mesmo que escrevi aos jovens na Exortação apostólica Christus vivit: «Fixa os braços abertos de Cristo crucificado, deixa-te salvar sempre de novo. E quando te aproximares para confessar os teus pecados, crê firmemente na sua misericórdia que te liberta de toda a culpa. Contempla o seu sangue derramado pelo grande amor que te tem e deixa-te purificar por ele. Assim, poderás renascer sempre de novo» (n. 123). A Páscoa de Jesus não é um acontecimento do passado: pela força do Espírito Santo é sempre atual e permite-nos contemplar e tocar com fé a carne de Cristo em tantas pessoas que sofrem."
Campanha da Fraternidade 2020
Com o início da quaresma a CNBB lançou a Campanha da Fraternidade 2020, cujo tema será "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso ", e o lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10,33-34).
A campanha convida os brasileiros a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.