Na última semana se tornou lei a Política de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social de Tapira, que consiste na criação do Programa de Incentivo à Instalação e Expansão de Empresas no Município. Essa lei vem de encontro com a visão do executivo municipal acerca da necessidade de se fomentar uma nova matriz econômica para o município, como explica o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sr. Juan Galhardo Pereira.
"Nós da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo detectamos há bastante tempo que um dos desafios que Tapira enfrentará nos próximos anos será a sua reconstrução do ponto de vista econômico. Hoje, boa parte da arrecadação municipal está atrelada à operação da empresa mineradora e, quando a jazida terminar a mesma simplesmente deixará a cidade. Nessa hora, o baque na arrecadação municipal será gritante. Por isso, entendemos que a criação de um programa de incentivo para que empresas se instalem no município seja de extrema necessidade se mirarmos um horizonte a médio prazo" - explicou Juan Pereira.
A referida lei oferece benefícios como limpeza e doação de parte do terreno a ser utilizado, construção de acesso ao local e benefícios fiscais, como a redução de alíquotas de ISS e IPTU. No entanto, os benefícios alcançados pelas empresas dependerão de fatores como a quantidade de empregos gerados e o nível salarial adotado, o seu potencial de faturamento (o que vai repercutir no aumento da arrecadação municipal), compromisso com o meio-ambiente e sua responsabilidade social, dentre outros.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo destacou o árduo trabalho desenvolvido por toda a equipe da pasta durante anos até chegar a concretização da lei de incentivo.
"Desde o início do mandato da Prefeita Liliane, a seu pedido, envidamos vários esforços para chegarmos ao texto final dessa lei. Visitamos várias cidades e estudamos criteriosamente suas leis de incentivo e procuramos adequar o que entendíamos que havia de melhor em cada uma delas para a nossa realidade. Parabenizo a toda a equipe por esse esforço e sei que a comunidade vai colher frutos em breve" - destacou Juan Pereira.
A Prefeita Liliane Machado Costa Venâncio comemorou a aprovação da lei, relatou várias oportunidades perdidas pela cidade e reforçou a sua esperança na chegada de novas empresas.
"Desde o início do mandato temos nos esforçado por atrair empresas, mas a falta de uma política pública referendada através de lei para garantir a segurança jurídica para tal nos deixava de mãos e pés atados. Nesses quase três anos, fomos procurados por algumas empresas que desejavam vir para Tapira, mas legalmente não podíamos ser parceiros. Hoje podemos dizer que Tapira deu mais um passo nesse sentido, criando o seu Programa de Incentivo à Instalação e Expansão de Empresas no Município. É importante mencionar que já temos um estudo da conceituada Fundação João Pinheiro sobre três áreas que potencialmente poderiam abrigar nosso Distrito Industrial e estamos estudando uma já de nossa propriedade que pode receber empresas de menor porte e de baixo impacto ambiental e de poluição. Estamos aos poucos construindo a estrutura para crescermos e tenho fé que novas empresas virão para Tapira, gerando empregos e desenvolvimento" - finalizou a Prefeita Liliane Venâncio.