A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Tapira está terminando o procedimento de entrega do calcário aos produtores rurais do município.
A ação faz parte do Projeto RURAL TAP, que é baseado no fomento de agricultores familiares e que ainda se ramifica em estratégias de custeio, investimento e melhoramento genético.
Segundo dados da Secretaria de Agricultura a expectativa é que sejam entregues no total cerca de 4.200 toneladas de calcário, o que representa uma média de 14 toneladas para cada um dos 300 produtores rurais que a ação almeja atingir.
O secretário da pasta, Gustavo Siqueira Barcelos, explicou a importância da ação, principalmente pela característica de intensa acidez que as terras tapirenses possuem.
"Como nosso solo é demasiadamente ácido, a correção se faz mais do que necessária, pois essa acidez influencia diretamente na capacidade de absorção dos minerais pelas plantas, o que significa que as adubações de plantio e cobertura ficam comprometidas e, consequentemente, a produtividade da matéria seca ou da lavoura. Para concluirmos 100% da entrega nessa semana estamos dependendo apenas da agilidade de alguns produtores em resolver pequenas pendências cadastrais" - explicou.
A Prefeita Liliane Machado Costa Venâncio destacou a chegada do calcário nas propriedades rurais em tempo recorde e reforçou a importância do agronegócio no contexto da economia local.
"Neste ano de 2019 estamos conseguindo entregar o calcário aos produtores em tempo recorde, justamente quando eles precisam preparar a terra para o posterior plantio. Isso significa que a ação está sendo muito eficaz. No nosso governo o homem do campo faz parte de nossas prioridades e o Projeto Rural Tap é uma boa prova disso. Fomentar a agricultura familiar é incrementar a econômica local, incentivar o desenvolvimento do município e investir na nossa gente" - destacou a Prefeita Liliane Venâncio.