O Tempo Quaresmal teve início na cidade de Tapira com a realização da Missa da Quarta-Feira de Cinzas, realizada na noite de ontem na Igreja Matriz de São Sebastião de Tapira.
"Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo".
O trecho acima é do livro do Profeta Joel, através do qual Deus exorta o seu povo à conversão, convidando o fiel aquilo que se propõe no período quaresmal: um tempo de penitência e Jejum em busca de uma mudança de vida capaz de alcançar a misericórdia.
Também teve início ontem a campanha da fraternidade 2019, que tem como tema "Fraternidade e Políticas Públicas" e como lema "Serás libertado pelo direito e pela justiça". (Is 1,27).
O Padre Alvimar Santana Bhering, em sua homilia, destacou a importância do tempo quaresmal e de nos aprofundarmos na Campanha da Fraternidade.
"O tempo quaresmal é uma época propícia para a conversão. Quando nos propomos ao jejum e a penitência, silenciamos um pouco a voz do nosso corpo e abrimos espaço para a que o nosso espírito fale mais alto. Que nesta quaresma possamos rezar muito, buscar incessantemente à meditação e que consigamos alcançar a nossa conversão. Hoje também se inicia a Campanha da Fraternidade e nesse ano o tema Fraternidade e Políticas Públicas nos faz refletir sobre como o dinheiro dos nossos impostos anda sendo gasto e o que podemos fazer para contribuirmos como cidadãos para que estas políticas públicas sejam mais eficazes" - destacou o Padre Alvimar.