A EXPOTAP 2017 não vai apenas manter a tradição da festa em abrigar grandes shows do cenário musical do país. Neste ano ela vai regatar o Torneio Leiteiro, competição que monopoliza atenções e traz de volta o clima agropecuário da exposição.
O Torneio Leiteiro começará na próxima quarta-feira (19), quando às 14 horas acontecerá a esgota das vacas para que a primeira ordenha se inicie às 22h do mesmo dia.
A competição deverá contar com até 16 vacas, as quais serão ordenhadas três vezes ao dia (6h, 14h, 22h) até o domingo, quando o torneio será encerrado.
Para participar da disputa os animais precisaram passar por exames de Brucelose e Tuberculose - exigidos pelo IMA -, além de Trypanosoma Vivax - que embora não fosse obrigatório a Secretaria de Agricultura fez questão de realizar.
"Estamos resgatando uma tradição do agropecuarista tapirense, que ano após ano preparava as suas melhores vacas para competir no Torneio Leiteiro. A competição incentiva o produtor a sempre melhorar o rebanho e também o ajuda a colocar na vitrine seus melhores animais e, quem sabe, conseguir boas vendas. O produtor precisa ser valorizado, para que seinta prazer na sua atividade e entenda o tamanho da sua importância" - destacou Gustavo Siqueira Barcelos, Secretário Municipal de Agricultura.
O último Torneio Leiteiro da EXPOTAP foi realizado no ano de 2013 e a grande campeã foi a vaca Revista, de propriedade de Alan Roberto de Paiva.