O primeiro turno das eleições municipais acontecem no dia 2 de outubro em todo País. Em Araxá, os mesários passaram por um treinamento entre o período de quarta a sexta-feira, respectivamente entre os dias 14 e 16. Mais de 900 mesários devem atuar nas zonas eleitorais de Araxá e de Tapira.
De acordo com Alcineia Sales, chefe do Cartório Eleitoral de Araxá, o treinamento ensina todos os processos e mudanças nesta eleição. “Eles passam pela legislação eleitoral e quais são as atribuições do presidente, primeiro e segundo mesários e secretário, de cada seção eleitoral do município”, destacou.
Alcineia relata que entre as vantagens de atuar como mesário, estão o direito a dois dias de folga no trabalho, sendo mais dois dias de folga para quem participar do treinamento. “Além disso, a atuação pode servir como critério de desempate em concursos públicos (desde que haja essa previsão no edital). Outro benefício é destinado ao mesário universitário, que terá direito a 30 horas de crédito na grade extracurricular, desde que a instituição tenha convênio com o tribunal do estado”, informou.
C/ Diário Sintonia