Termina amanhã (04) o prazo para que eleitores retardatários possam regularizar situação cadastral com a finalidade de estarem aptos a votar nas eleições municipais de 02 de outubro.
Enquadram-se na necessidade de regularização aqueles eleitores que não revisaram o seu título por força do recadastramento eleitoral realizado no ano de 2013 no município de Tapira, os cidadãos que ainda não possuem o título de eleitor, eleitores que desejem transferir o seu domicílio eleitoral e, ainda aqueles que possuem alguma pendência com a Justiça Eleitoral.
É importante destacar que o eleitor que não comparecer ao cartório eleitoral para alistamento, transferência e revisão de título eleitoral não poderá participar das eleições municipais que serão realizadas em outubro próximo. Além disso, o ausente também pode ficar impedido de participar de concurso público, tirar passaporte e realizar matrícula em instituição pública de ensino.
O alistamento é obrigatório para aqueles que têm entre 18 e 70 anos, e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e maiores de 16 e menores de 18 anos.
Para tirar o título de eleitor pela primeira vez, é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto, comprovante de endereço e, para os futuros eleitores do sexo masculino com mais de 18 anos, é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório. Para a primeira inscrição, a carteira de motorista e o passaporte não serão aceitos, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão.
O Cartório Eleitoral já realizou atendimento por duas vezes em Tapira, nos dias 02 e 16 de abril, mas agora, quem ainda precisar regularizar o seu documento, deverá se dirigir à sua sede, localizada na Rua Padre Alaor, nº 109, no centro da cidade de Araxá, quase ao lado do estádio Fausto Alvim.