A quaresma teve início na cidade de Tapira com a celebração da Missa da Quarta-feira de Cinzas na Igreja Matriz de São Sebastião. Centenas de fiéis participaram desta que é a primeira de muitas celebrações que tornam a quaresma um tempo de penitência e conversão.
As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
O Padre Alvimar Santana Bhering reforçou este sentido do tempo quaresmal em sua homilia: "A quaresma é uma época em que somos convidados por Deus a analisarmos as nossas atitudes, nos convertermos e reconciliarmo-nos com Ele. É um período todo especial em que somos chamados à mudança de vida".
"Às vezes realizamos uma penitência durante a quaresma e ficamos na contagem regressiva para a chegada do Sábado da Aleluia para que possamos descontar tudo que não fizemos. Mas Deus nos chama a entender a quaresma como um tempo de mudança de vida, de crescimento espiritual e de conquistas. Hoje mesmo ouvi um testemunho de um homem que há dez anos fez o propósito de não beber durante a quaresma. Quando a mesma terminou ele recebeu de Deus a graça de vencer este vício, e nunca mais bebeu. Que esta história de vida seja um incentivo para nós e que façamos da quaresma um tempo de conversão que deixe frutos" - destacou Padre Alvimar.
Outro assunto tratado na missa foi a abertura da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem o tema "Fraternidade: Igreja e sociedade", e o lema, "Eu vim para servir".