O domingo (09) foi marcado pela realização da 1ª edição do Dia do Produtor Rural, evento que reuniu centenas de fazendeiros de todas as regiões do município e contou com diversas atividades culturais e de lazer.
O primeiro ato do dia foi a reunião dos carreiros na Fazenda Terra Branca, de propriedade do Sr. Pedro Tomaz Madruga, na região Antas. De lá, partiram 13 carros de boi em direção à cidade de Tapira.
Quando os carreiros adentraram o perímetro urbano a chuva caiu intensamente, mas nem mesmo este empecilho impediu que as pessoas se reunissem nas ruas para ver esta manifestação da cultura tapirense.
"Fico muito feliz de poder dar a minha contribuição para a organização de eventos como este. Antigamente o carro de boi era o único meio de transporte destas terras, foi através da força dos bois que as primeiras construções foram edificadas, que a produção do fazendeiro era escoada, que a terra era trabalhada. O canto destes carros desfilando pelas ruas nos faz relembrar muitas coisas boas e nos ajuda a preservar as nossas tradições" - destaca Célio Sebastião de Souza - Secretário de Agricultura e organizador do desfile.
Já no Parque de Exposições Valtuir Gomes de Moura, o Sr. Márcio Rodrigues Fernandes - assessor na Prefeitura e que trabalhou arduamente na organização do evento - comandou a realização provas animadíssimas e bingos. Na sequencia, os produtores rurais ainda tomaram parte em um grande churrasco e fecharam a noite ao som da Banda 100% Caipira.
Na segunda-feira (10) os carreiros se reuniram novamente na Secretaria de Agricultura e participaram de uma confraternização, momento em que também receberam das mãos do Prefeito Barroso um troféu estilizado pela participação no desfile do domingo.
A tendência é que o Dia do Produtor Rural seja realizado novamente em 2015. O Projeto de Lei nº 018/2014, que o instituiu, versa que ele deverá ser realizado anualmente, no segundo domingo de novembro.