Mais oito cidades formalizaram a adesão ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande (Cisvalegran), já com vistas à entrada em funcionamento do Hospital Regional no fim do ano. No total, agora 18 prefeituras da região fazem parte do consórcio para ter acesso a serviços de saúde.
Os novos integrantes do órgão são as cidades de Comendador Gomes, Frutal, Itapagipe, Planura, Pirajuba, São Francisco de Sales e Tapira. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fahim Sawan, as adesões são resultado do trabalho de mobilização realizado nos últimos meses com as prefeituras pertencentes à macrorregião do Triângulo Sul.
Vários encontros foram realizados para mostrar a importância do consórcio como ferramenta de participação conjunta dos municípios na gestão e custeio do Hospital Regional. "Estivemos nas microrregiões de Iturama, Frutal e Araxá. Conseguimos a adesão total das duas primeiras", analisa Fahim.
O secretário informa que ainda existem outros três municípios em fase de preparação para ingressar no consórcio. A medida depende de aprovação de projeto de lei nas respectivas câmaras municipais. Por outro lado, Fahim não acredita que será possível atingir as 27 cidades da macrorregião, pois existem resistências, como na Prefeitura de Araxá.
Em paralelo ao trabalho de fortalecimento do consórcio para viabilizar parte do custeio do HR, o secretário também se prepara para visitas ao governo federal e estadual este mês para verificar o andamento do pedido de apoio financeiro destinado à prestação de serviços no novo hospital.
Na fase inicial de funcionamento, a manutenção do hospital está estimada em R$2,5 milhões/mês. Os municípios integrantes do Cisvalegran serão responsáveis por bancar 20% do valor. No Ministério da Saúde, a Prefeitura solicitou 55% do montante e o restante da verba está sendo articulada junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Fonte: JM Online