A Semana Santa em Tapira foi marcada por muita oração - uma vasta agenda foi executada levando à reflexão toda a comunidade católica tapirense, que esteve presente de forma muito consistente nas diversas celebrações.
Iniciada com a celebração da missa do Domingo de Ramos, a semana seguiu com as procissões do Depósito e do Encontro, realizadas respectivamente na segunda-feira e terça-feira e, na quarta-feira, via sacra e Coroa de Nossa Senhora das Dores.
Na quinta-feira, a Semana Santa tomou ainda mais corpo e deu início às celebrações mais tradicionais. A Missa do Lava-pés e da Instituição da Eucaristia na Igreja Matriz contou com uma multidão de fiéis, que assistiram a encenação do trecho bíblico em que Jesus lavou os pés dos 12 apóstolos - os apóstolos foram representados por jovens tapirenses.
A sexta-feira levou os fiéis a momentos de reflexão, recordando a paixão e morte de Jesus Cristo através de um ato litúrgico na Igreja Matriz. Na Capela de Nossa Senhora Aparecida - localizada na Fazenda Bom Jardim, foi realizada uma via sacra, de morro a morro, contemplando as estações, até chegar ao topo da montanha onde se encontra a igreja.
No sábado foi a vez da celebração da Solene Vigília Pascal, onde os fiéis trazendo na mão - segundo a exortação do Evangelho de Lucas (12,35ss) - a vela acesa, assemelham-se aos que esperam o retorno do Senhor, para, quando ele chegar, encontrá-los ainda vigilantes e os faça sentar-se à sua mesa.
Para finalizar, no domingo, os católicos se reuniram para celebrar a Páscoa, recordando a ressurreição de Jesus Cristo, triunfante, três dias após a sua morte de cruz. Neste dia celebra-se a vitória da luz sobre as trevas.