Na manhã do ultimo sábado (22) Tapira ganhou o seu primeiro Diácono Permanente. Em celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, Célio Antônio dos Santos recebeu a sua ordenação na Igreja Matriz de São Sebastião de Tapira.
Célio começou os estudos na metade do ano de 2010, se deslocando semanalmente até a cidade de Uberaba para participar das aulas de teologia na Escola Santo Estevão. Este período foi repleto de pessoas que contribuíram para que ele vencesse sua missão e recebesse o Diaconato Permanente, e ele não se esqueceu de nenhuma delas em seus agradecimentos.
"Neste momento eu não poderia deixar de agradecer a várias pessoas que durante a minha caminhada tiveram papel preponderante: agradeço a Dom Aloísio Roque, Bispo Emérito que reabriu a Escola Diaconal; ao 1º Diretor da Escola, Dom Benedito, também Bispo Emérito; ao Padre João Dairton, que deu seguimento; ao atual diretor, que é o Padre Marcelo; a todos os professores e funcionários da escola; a Dom Paulo Mendes Peixoto por aceitar prontamente a presidir esta ordenação solene da minha ordenação; ao Padre Sérgio, que foi o anjo de Deus que me fez o convite para os estudos teológicos; ao Padre Alvimar, que é nosso pároco e que me ajudou e incentivou a dar continuidade a este projeto; à minha família, minha esposa e meus filhos que me deram tranquilidade e segurança; ao Prefeito Barroso, que me apoiou e ao qual peço a Deus que ilumine suas atividades; ao ministério de música, que engrandece esta celebração e; à comunidade, que acompanhou de perto e que através de vários testemunhos e orações me incentivou".
Após receber o diaconato o tapirense ressaltou a importância da nova missão e as responsabilidades que ela acarreta:
"É uma missão que exige muita responsabilidade, temos que ter a cabeça no lugar, pois como Dom Paulo mesmo disse, a família é como a igreja doméstica, e nós precisamos aprender a conciliar ela com o ministério diaconal" - explica.
Célio Antônio dos Santos é filho de Francisco Antônio dos Santos e Maria de Lourdes Santos, uma família tradicionalmente católica. Casado com Camila Auxiliadora Borges Santos tem três filhos: Marcos Vinícius, Larissa e Marina.
"Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo. O sacramento da Ordem marca-os com um selo ('caráter') que ninguém pode fazer desaparecer e que os configura com Cristo, que se fez 'diácono', isto é, o servo de todos. Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da Eucaristia, distribuí-la, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade." (Catecismo da Igreja Católica, 1570).