A Secretaria de Saúde de Tapira deu início na manhã da segunda-feira (10) à vacinação contra o HPV, também conhecido como Papilomavírus humano, que é um vírus de transmissão preferencialmente sexual, considerado como a doença sexualmente transmissível mais frequente no mundo.
As alunas da Escola Municipal Alvina Alves de Rezende com idade entre 10 e 13 anos estão sendo imunizadas por esta vacina que é a quadrivalente, prevenindo contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no País.
A vacina funciona estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado, a presença destes anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo.
O universo de vacinação entre 9 a 13 anos foi escolhido levando-se em conta que a vacina tem eficácia de 98,8% nesta faixa etária, de preferência antes do início da atividade sexual, ou seja, antes da exposição ao vírus.