Na estrada: é assim que vão estar nos próximos dias os vários tapirenses que partiram em caminhada rumo à cidade mineira de Romaria. Na foto acima, um pequeno grupo dos romeiros vence alguns dos muitos quilômetros que enfrentarão nestes próximos dias.
A comitiva saiu de Tapira na última quinta-feira (08) após missa realizada na Igreja Matriz de São Sebastião e só deve chegar ao seu destino na próxima terça-feira.
Até lá os romeiros terão cinco pontos de parada onde aproveitarão em muito o pouco tempo de estadia para descansar, dormir e recarregar as suas energias.
A história conta que por volta de 1907 a igreja erguida na cidade de Romaria recebeu o título de Santuário Episcopal de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja e, segundo conta-se, desde então foram numerosas as graças concedidas aqueles que veneravam sua imagem no local.
Há vários anos, sempre nas proximidades do dia 15 de agosto, tem sido recorrente a romaria de Tapira para visitar este santuário em comemoração à Festa de Nossa Senhora da Abadia.