Como o www.tapirateen.com.br ao longo dos anos tem tido o prazer de contar as histórias que enchem os tapirenses de orgulho, a aventura do jovem Murilo Alencar Alves Júnior na Inglaterra não poderia fugir à regra.
Murilinho como ficou conhecido aqui em Tapira, é filho de Murilo Alencar Alves - extensionista da EMATER-MG, e de Idalina - funcionária pública. Ele foi selecionado pelo Programa Ciência sem Fronteiras, que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.
Acompanhe a entrevista que ele deu ao www.tapirateen.com.br:
Tapira Teen - Fale-nos um pouco mais sobre você. Onde estudou 1º e 2º graus e qual faculdade e curso fazia quando foi selecionado?
Murilo Alencar Alves Jr. - Bom, eu estudei na EM Alvina Alves de Rezende durante praticamente todo o ensino fundamental. Foi pela Alvina que eu ganhei ouro na OBMEP, o que me ajudou a conseguir a bolsa de intercambio. O ensino médio eu fiz no CEFET-MG campus Araxá, juntamente com o Curso Técnico em Eletrônica. No inicio de 2010 eu ingressei no curso de Engenharia de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos, Faculdade do Campus da Universidade de São Paulo, em São Carlos-SP.
Tapira Teen - Como você foi selecionado? Foi através de algum projeto que desenvolveria na faculdade?
Murilo Alencar Alves Jr. - O programa Ciência sem Fronteiras chamou minha atenção inicialmente pela divulgação na televisão e em sites de educação do governo como MEC e CNPq. Com o tempo, muitos dos meus colegas da universidade começaram também a sem interessar, e dessa forma, eu presenciei a saída de muitos conhecidos para estudar no exterior. Na verdade, esse programa é bastante amplo e objetivo conceder bolsas a mais de 100 mil estudantes. Eu me inscrevi no portal online do programa, que já conta com uma boa estrutura e equipes especializadas instaladas no Brasil e nos países de destino. Como eu estudo inglês ha mais tempo, optei por um pais de língua inglesa, e a Inglaterra se mostrou mais interessante por estar na Europa. Foi preciso fornecer documentos de comprovação de proficiência no idioma (no meu caso, IELTS) e histórico escolar, lembrando que coube a USP homologar minha inscrição no programa, uma forma da universidade atestar que o aluno esta apto para tal. Outros documentos que contaram a meu favor referem-se a participação em projetos de pesquisa e premiações em olimpíadas de conhecimento e afins.
Tapira Teen - Qual a instituição de ensino, cidade, país e duração da sua estadia no exterior?
Murilo Alencar Alves Jr. - No momento eu estou cursando disciplinas de Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Universidade de Coventry, em Coventry, na Inglaterra. A duração da bolsa e de 1 ano.
Tapira Teen - Qual a modalidade de sua bolsa?
Murilo Alencar Alves Jr. - A modalidade da bolsa é Graduação Sanduiche no Exterior (conheça todas as modalidades clicando aqui.
Tapira Teen - Como é o seu dia a dia no ciência sem fronteiras?’
Murilo Alencar Alves Jr. - O dia-a-dia no CSF é bem parecido com a rotina universitária do Brasil, com aulas durante a semana e realização de provas e trabalhos. Meu curso aqui tem um enfoque muito prático. Portanto atividades em laboratórios e tutoriais para softwares empregados na industria são predominantes. O país se destaca por apresentar rica arquitetura histórica, excelente infraestrutura urbana, energética e ferroviária e pela presença maciça de estrangeiros de todas as partes do mundo. Encontra-se aqui com muita facilidade batata frita, que se come com tudo, alem de vários "pubs" (típicos bares ingleses) que servem lanches e bebidas diversas e transmitem jogos dos campeonatos europeus. O futebol é um esporte bem difundido aqui.
Tapira Teen - Quais as principais vantagens de participar deste projeto?
Murilo Alencar Alves Jr. - Esse intercambio tem sido uma experiência muito boa, principalmente por proporcionar o contato com uma cultura diferente, praticamente um mundo novo, e com padrões educacionais e tecnológicos que são referências de qualidade.
Tapira Teen - Ao final do projeto você pretende ficar no exterior para tentar uma carreira por lá ou deve mesmo voltar ao Brasil?
Murilo Alencar Alves Jr. - O programa prevê que os bolsistas retornem ao Brasil pelo menos por um tempo, acho que 1 ou 2 anos.
O www.tapirateen.com.br deseja todo o sucesso do mundo ao jovem Murilo Alencar Alves Júnior. Ele é um grande orgulho para nossa Tapira que completa 50 anos!