A Escola Municipal Professora Cecília Maria de Resende Neves viveu um momento muito especial na noite de ontem (07). A aula inaugural do Curso Normal de Nível Médio (Magistério) foi realizada em clima de muita nostalgia e esperança.
Há vários anos sem iniciar uma turma na cidade de Tapira o curso de Magistério já foi um dos grandes formadores de profissionais aqui na cidade. Até a década de 90 os cursos de Magistério e de Contabilidade recebiam vasta quantidade de alunos e eram os grandes responsáveis pela formação profissional na cidade. Inúmeros professores da rede municipal foram formados naquela época e ainda hoje demonstram o quanto o curso foi capaz de formá-los bem.
A aula inaugural começou com a apresentação de alguns vídeos motivacionais, como forma de demonstrar a cada uma das dezenas de mulheres ali presentes a importância de seguir até o final e de se tornarem educadoras, formadoras das crianças tapirenses.
A Diretora Eida deixou clara a sua felicidade pela instalação do curso: “Há alguns anos estamos tentando implantar o Curso Normal de Nível Médio (Magistério) aqui em Tapira. A Escola Estadual Professora Cecília Maria de Resende Neves lutou muito para que este dia chegasse e graças a Deus ele chegou. Vários de nós que trabalhamos aqui na escola possuímos lembranças da época em que Tapira possuía um curso de Magistério, seja como aluna, seja como professora, e todos se lembram com muita alegria e orgulho. Espero que vocês aproveitem a oportunidade, batalhem muito e não desistam. Vocês precisam se tornar educadoras e dar a sua contribuição para a educação tapirense” - completa Eida.
Como o curso é voltado especificamente para a educação infantil nada melhor do que as alunas já começarem a vivenciar um pouquinho sobre o assunto. O aluno Rafael Almeida, de apenas cinco anos, foi convidado a ler um trecho de um poema, e o fez muito bem. Naquele momento o senso de educar foi aguçado em cada uma das alunas, afinal de contas, Rafael tem apenas cinco anos e já consegue ler. Isso com certeza é um fator motivador para que elas, quando formadas e com uma sala de aula sob suas responsabilidades, busquem fazer com que seus alunos alcancem o mesmo sucesso.
Em seguida os alunos foram convidados pelas professoras Sabina, Josenice e Vanessa a participar de uma dinâmica onde em uma folha, aproveitando-se de recortes de revista, utilizariam sua criatividade para demonstrar o que esperam do curso que ora se inicia. Este momento foi muito rico, marcado por belos trabalhos e palavras cheias de motivação, mostrando que a maioria esmagadora das presentes alimenta uma grande expectativa de se tornar educadora.
Para finalizar foi servido um delicioso lanche e entregue uma mensagem de motivação a todas as alunas, as quais foram convidadas a retornar na sexta-feira para o segundo dia de aula e para dar sequencia a esta grande empreitada rumo ao conhecimento.