Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 16/07/2012
IMA alerta sobre a importância de prevenir zoonoses
Untitled Document

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) faz um alerta aos produtores rurais de Minas Gerais quanto à importância da notificação de possíveis ocorrências de zoonoses, como Raiva, Varíola Bovina, Febre Aftosa, Mormo, entre outras. Caso exista a suspeita ou foco dessas doenças é necessário comunicar ao IMA mais próximo de sua propriedade para auxiliar no acompanhamento das investigações e nas medidas sanitárias a serem tomadas.

O objetivo é evitar o surgimento dessas enfermidades no Estado para preservar a saúde do homem do campo, de seus animais e dos produtos advindos da cadeia produtiva da carne e do leite.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, afirma que é necessário ter um canal de comunicação direto com a comunidade rural para manter o controle efetivo dessas doenças no estado. "O trabalho de fiscalização está interligado e seu sucesso depende neste caso, das ações dos produtores em comunicar ao Instituto alguma suspeita e do trabalho executado a partir disso", comenta.

Doenças como essas, são consideradas alvo do sistema de vigilância sanitária animal porque possuem rápido poder de difusão, causam grandes prejuízos ao agronegócio e por serem zoonoses - transmissíveis ao homem. Portanto, exigem uma imediata contenção e eliminação de prováveis fontes de infecção. Sendo assim, quanto menor o tempo de intervenção, menores serão os prejuízos decorrentes da disseminação de uma enfermidade no território mineiro.

Como exemplo, o vírus da Raiva possuí alta mortalidade quando há a contaminação, pois ataca o sistema nervoso central do homem. Por este motivo é preciso atenção por parte dos produtores, no caso de acidentalmente, ocorrer alguma mordida ou imprevisto no contato com esses animais.

Sendo assim, a notificação da suspeita de uma enfermidade pode chegar ao serviço veterinário oficial através da informação do produtor rural, de um veterinário ou qualquer pessoa da comunidade.

O importante é que a comunicação seja feita ao escritório local do IMA o mais rápido possível, já que um atendimento rápido por parte do serviço veterinário oficial pode descartar essas doenças ou se caso venham a ser confirmadas, possam ser prontamente contidas e erradicadas.

Altino Rodrigues Neto acrescenta que o setor agropecuário em Minas é tido como referência em diversos estados, graças ao constante monitoramento de doenças. "O intuito é garantir a qualidade dos produtos ofertados aos consumidores e preservar o status que o estado alcançou como livre de aftosa com vacinação, mantendo ainda, o controle das demais zoonoses", explica.

Fonte: Agência Minas

Untitled Document
Mais notícias sobre Agropecuária
Untitled Document