A noite da última segunda-feira (9) foi marcada por uma importante cerimônia para a educação de Minas Gerais. A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia, presidida pelo deputado Bosco (PTdoB), realizou um debate público onde foi instalado o Fórum Mineiro de Educação, que nas palavras do próprio presidente, vai "garantir a discussão de políticas educacionais efetivas no estado".
O debate público "O Novo Plano Nacional da Educação (PNE) 2011/2020 e o Acompanhamento da Sociedade Civil", realizado no Plenário, também discutiu o novo PNE, que tramita na forma de Projeto de Lei na Câmara dos Deputados. O plano, de autoria do Executivo, conta com dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias para a realização dos compromissos. Prevê, também, formas para a sociedade civil monitorar os resultados.
A convite do parlamentar e autor do requerimento desse evento, dois painéis foram realizados. O primeiro, exposto pelo secretário executivo adjunto do Ministério da Educação e coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, tratou da importância do fórum nacional e dos fóruns estaduais de educação para as políticas do setor.
O segundo painel, sob liderança da secretária adjunta de Estado de Educação, Maria Céres Pimenta Spínola de Castro, abordaria o direito à educação e a participação da sociedade civil no acompanhamento das políticas púbicas. No entanto, a secretária em exercício desistiu de proferir a palestra, em virtude de uma minoria de manifestantes que protestavam contra o governo, destacando o comportamento como desonroso para os profissionais da educação.
Para o deputado Bosco, o PNE e o Fórum Mineiro de Educação são "apenas o princípio de uma grande caminhada, cujo objetivo maior é aperfeiçoar cada vez mais a educação em Minas, proporcionando aos mineiros a construção de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária".
Presenças
Além dos palestrantes, autoridades do governo e profissionais da educação participaram do debate público. Entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, deputado federal Narcio Rodrigues – na ocasião representando o governador Antonio Anastasia – , o vice-presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PMN) e a vice-reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Santuza Abras.
Fotos: Jonathan Goudinho