O Domingo de Ramos abriu oficialmente a Semana Santa na cidade de Tapira. Foram realizadas duas missas na Igreja Matriz de São Sebastião para recordar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição.
Na primeira, realizada às 9h da manhã, uma agenda cheia. A famosa procissão foi acompanhada de um teatro que contextualizou muito bem este momento histórico para os cristãos católicos.
Na segunda, celebrada às 19h, houve apenas uma pequena procissão simbólica em volta da Igreja Matriz e, na sequência, a missa seguiu seu curso normal. No evangelho do dia se recordou a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, relembrando seu sofrimento pela flagelação, seus passos até o calvário e a sua crucificação.
Segundo o Padre Sérgio Márcio de Oliveira "essa é uma semana toda especial, de reflexão; um momento para se recordar o sofrimento de Cristo e entender que Ele venceu o mundo".
Ainda, de acordo com o pároco tapirense, essa semana marca ao mesmo tempo o fim e o começo. "Na Sexta-feira da Paixão morremos junto com o Cristo crucificado e devemos deixar nesta morte todo o nosso pecado e sofrimento, para no Domingo de Páscoa, resuscitarmos com Ele, vivos novamente para uma vida renovada, cheia de luz" - enfatiza.