A Paróquia de São Sebastião de Tapira deu início ao tempo da quaresma realizando a tradicionalíssima missa da Quarta-Feira de Cinzas na Igreja Matriz.
"Convertei-vos a mim de todo o vosso coração com jejuns, com lágrimas, com gemidos". (Joel 2,12). Os sofrimentos, as calamidades que afligiam naquele tempo a terra de Judá estimulam o autor sagrado a encorajar o povo eleito à conversão, isto é, a voltar com confiança filial ao Senhor dilacerando o seu coração e não as vestes. De fato, recorda o profeta, ele "é clemente e compassivo, paciente e rico em misericórdia e se compadece da desgraça" (2, 13). O convite que Joel dirige aos seus ouvintes também é válido para nós.
Nestes termos foi anunciada a chegada da quaresma pelo Padre Sérgio Márcio de Oliveira, convidando todos a buscarem a conversão neste período: "a quaresma é um tempo de reflexão, de amadurecimento e principalmente de conversão; nele, devemos gastar nossas forças em busca de uma mudança positiva de vida para que cheguemos à Páscoa do Senhor como seres humanos renovados".
Como o tema da Campanha da Fraternidade 2012 é "Que a saúde se difunda sobre a terra", neste ano o programa idealizado pela CNBB ganhará contornos muito especiais em Tapira. Durante toda a campanha os profissionais de saúde do município estarão tomando parte nas celebrações.
Já na Quarta-Feira de Cinzas pôde-se observar a maciça participação destes na missa (foto), tomando parte na procissão de entrada, da distribuição das cinzas e de diversas atividades da celebração.
"A ideia é trazermos estes profissionais para as celebrações, dando mais vida à aplicação da Campanha da Fraternidade 2012 na Paróquia de São Sebastião. Hoje tivemos aqui uma mostra disto, os profissionais de saúde de Tapira abraçaram a ideia e marcaram grande presença na abertura da quaresma. Já no próximo domingo estarão novamente conosco, desta vez, acompanhados dos portadores de deficiência e saúde mental. E será assim durante todos os domingos da quaresma, sempre contaremos com os profissionais da saúde e pessoas assistidas por eles em várias áreas" - finaliza o Padre Sérgio.