Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 01/02/2012
10 Anos do Programa Queijo Minas Artesanal
Untitled Document

O Programa Queijo Minas Artesanal celebrou 10 anos na última terça-feira (31). O queijo Minas Artesanal é fabricado desde a época do Brasil Colônia, sendo considerado um patrimônio histórico e cultural. O diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, explica que, atualmente, a atividade é um dos principais produtos da agroindústria familiar mineira.

"Para ser caracterizado como queijo Minas Artesanal, o processo de produção deve seguir algumas normas (definidas na Lei estadual nº 14.185 de 2002), como ser fabricado a partir do leite cru, com o uso do pingo e de certas técnicas de maturação. Além de apresentar cor e sabor próprios e massa uniforme, é isento de corantes e conservantes", esclarece Altino.

Se não seguir com rigor os cuidados higiênico-sanitários durante o processo de produção, o queijo pode representar um risco à saúde pública. Por isso, desde 2002, o IMA incentiva a melhoria da produção com o Programa Queijo Minas Artesanal, que realiza treinamentos e capacita os produtores, apoiando o desenvolvimento das queijarias no Estado.

A certificação se dá a partir de uma parceria entre o IMA e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg).

Cabe ao instituto fiscalizar todas as etapas do processo e orientar o produtor, deixando-o apto a receber o certificado. Em 2011, o IMA cadastrou 40 novas queijarias no Programa Queijo Minas Artesanal, totalizando 192 propriedades cadastradas no Estado.

O processo de certificação leva em média um ano. O produto cadastrado passa a ter a identificação do fabricante, origem e data de fabricação, possibilitando a comercialização sem restrições em todo território mineiro.

Para se inscrever no Programa Queijo Minas Artesanal, o produtor deve procurar a unidade do IMA ou Emater mais próxima para dar início ao processo de cadastramento.

Na foto acima, a Fazenda São Francisco de Assis - que produz o queijo de mesmo nome, de propriedade de Francisco de Assis e Eunice estava sendo alvo de reportagem da TV Integração em fevereiro de 2010, como exemplo de queijaria adequada às normas do Programa Queijo Minas Artesanal.

Além da Fazenda São Francisco de Assis, Tapira conta com mais uma propriedade rural certificada pelo Programa Queijo Minas Artesanal: a Fazenda Capivara, de Sebastião Peres Júnior.

Untitled Document
Mais notícias sobre Agropecuária
Untitled Document